AECHMEA NUDICAULIS VAR. CUSPIDATA

 

FAMILIA DAS BROMELIACEAE

 

AGRADECEMOS SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM ÚTEIS PARA AJUDAR A PRESEVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA DE LEMBRAR QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. DESSA FORMA APRECIAREMOS SUA COLABORAÇÃO EM ADQUIRIR OS GUIAS FRUTAS DO MATO OU O LIVRO COLECINANDO FRUTAS V. 2 PARA AJUDAR A MANTER O PROJETO, OU TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ NOS ESCREVER SOBRE NO E-MAIL QUE ESTÁ NO FINAL DESSA PAGINA.  

 

PLANTA

FLORES

PLANTA COM CACHO MADURO

DETALHE DOS FRUTOS

 

NOMENCLATURA E SIGNIFICADO : Gravatáí de pedra ou Caraguatá de pedra; significando: “Folha rija (aí quer dizer fruta pequena)”.

 

Origem e distribuição: nasce sobre a forquilha das arvores comuns nas matas ciliares das florestas atlântica e semidecidua da região sul e sudeste do Brasil. Mais informações no link: http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Aechmea_nudicaulis

 

OBSERVAÇÕES: EM MINHA REGIÃO TEMBÉM OCORRE UMA VARIEDADE (Aechmea nudicaulis var. rubra) COM BRACTEAS DE COM VERMELHA VIBRANTE, MAGNIFICA, MUITO ORNAMENTAL E TAMBÉM PRODUZ FRUTOS COMESTIVEIS.

 

Características: planta epífita que nasce sobre as arvores ou sobre pedras, tem forma de abacaxi, porém suas folhas verdes escuras são tipicamente caídas para baixo. Forma densas rosetas com folhas de 30 a 75 cm de comprimento por 2,5 a 4,2 de largura, com margem lisas e espinhos bem pequeninos. A inflorescência sai do centro da cisterna (copo da bromélia) com brácteas rosadas na base e flores pequenas fixadas no ápice do ovário acrescente que se transforma em fruto após fecundado. Os frutos são bagas isoladas de 1,5 cm de diâmetro de coloração alaranjada quando madura.

 

Dicas para cultivo: pode ser cultivada em vasos com substrato feito de cascas, folhas e pedaços de galhos secos apodrecidas. Também pode ser cultivada em forquilhas de arvores que tenham casca grossa. A planta resiste a geadas de até – 3 graus e suporta muito bom a falta de água por até 3 meses.

 

Mudas: As sementes são pequenas, amareladas, e podem ser lavadas em água corrente para retirada da polpa grudenta (mecanismo esse que ajuda a colar as sementes nas cascas de arvores), e secas no sol por 3 horas, semear superficialmente em substrato de terra vegetal. A germinação ocorre em30-60 dias. O crescimento das mudas é lento atingindo 30 cm com 20 meses de plantio. Pode ser propagadas por mudas retiradas da planta mãe. Mudas oriundas de sementes iniciam frutificação com 4 a 6 anos, mudas da touceira frutificam com 2 anos. 

 

Plantando: Pode ser plantada a pleno sol como em bosques sobre arvores grandes e cascudas onde penetrem raios solares. Os vasos devem ser rasos no Maximo com 30 cm de altura e devem ser preenchidos com pedaços grandes de casca de arvores, pedaços de pau secos e folhas apodrecidas ou casca de arroz curtida. Uma vez por ano jogue por baixo das folhas da bromélia 100 g de matéria orgânica bem curtida. A irrigação somente se não houver sereno/orvalho ou chuva constante.

 

Cultivando: A medida que a planta frutifica aquela roseta que não produz mais frutos vai ficando feia, por isso as folhas podem ser podadas, dando espaço para novas brotações. A cada 5 anos convém fazer o desbaste da touceira eliminando ou retirando as partes mortas, podendo usar parte dos bulbos que podem ser plantadas em outros vasos ou sobre outras arvores.  

 

Usos: Frutifica de janeiro a fevereiro. Colher as espigas quando tiverem com 60% dos gomos alaranjados, sorvendo a polpa interna que tem gosto de mel. As flores atraem os beija-flores e borboletas e os frutos atraem diversas espécies de saíras e sebinhos.

 

Consulte-nos pelo e-mail hnjosue1980@gmail.com ou veja nosso catalogo de mudas disponíveis clicando aqui.  acompanhe-nos no Facebook

 

 

VOLTAR PARA FRUTAS NATIVAS OU PARA FAMÍLIA DAS BROMELIACEAE