ALLOPHYLLUS EDULIS

 

FAMÍLIA DAS SAPINDACEAE

 

AGRADECEMOS SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM ÚTEIS PARA AJUDAR A PRESEVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA DE LEMBRAR QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. DESSA FORMA APRECIAREMOS SUA COLABORAÇÃO EM ADQUIRIR OS GUIAS FRUTAS DO MATO OU O LIVRO COLECINANDO FRUTAS V. 2 PARA AJUDAR A MANTER O PROJETO, OU TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ NOS ESCREVER SOBRE NO E-MAIL QUE ESTÁ NO FINAL DESSA PAGINA.  

 

 

PLANTA- COPA

FLORES

FRUTOS

FRUTOS, POLPA E SEMENTES

 

 

 

NOME INDIGENA: REMBIÚ, vem do Guarani e significa “comida de pomba”. Também chamado de Chal-chal, fruta de pombo, fruta de Pavão.

 

Origem: Nativo da floresta semidecidua e floresta atlântica principalmente no sul e sudeste do Brasil, aparecendo com maior frequência nas margens de pequenos rios e cabeceiras de nascentes. Ocorre também na Argentina, Paraguai e Uruguai. Mais informações no link: http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Allophylus_edulis

 

Características: arvore pequena quando em pleno sol, crescendo de 3 a 5 m de altura, copa rala de 1,5 a 3 m de diâmetro. Na floresta se torna arvore gigante de 15 m de altura com tronco de até 50 cm de diâmetro. As folhas são compostas, trifoliadas com três folíolos de margem levemente ondulada com ápice ou ponta acuminada (com ponta longa). As flores nascem em panículas (cacho composto de forma cônica) sob pedicelos (haste ou suporte) de 2 a 7 cm de comprimento, articulado (com entrenós) com 5 a 15 flores brancas e pequeninas. Frutos vermelhos de 8 a 12 mm de diâmetro com 1 semente.

 

Dicas para cultivo: Arvore de crescimento rápido que resiste a baixas temperaturas (até -4 graus), vegeta bem em altitudes superiores a 400 m. Gosta de solo profundo, úmido, neutro, com constituição arenosa ou argilosa (solo vermelho). É preciso plantas no mínimo 2 plantas para uma melhor produção. É indiferente quanto a altitude do terreno. A planta inicia a frutificação com 3 a 4 anos.

 

Mudas: Sementes arredondadas, pequenas, recalcitrantes (perde o poder germinativo em 20 dias) germinam em 30 a 40 dias se plantadas em substrato orgânico e arenoso. As mudas crescem 40 cm com 6 meses de vida. e. A arvore é ótima para compor reflorestamentos.

 

Plantando: Pode ser plantada a pleno sol como na sombra no meio de arvores grandes bem espaçadas. Espaçamento 5 x 5 m. Adicione a cova 1kg de calcário e1 kg de cinzas e 8 litros de matéria orgânica. Irrigar a cada quinze dias nos primeiros 3 meses, depois somente se faltar água na época da florada.

 

Cultivando: Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco ou para dentro da copa. Adubar com composto orgânico, pode ser (6 litros) cama de frango + 50 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 3ª ano; depois manter o mesmo volume de adubação ano após ano.

 

Usos: Frutifica de outubro a novembro. Os frutos são consumidos in natura, na forma de sucos, sorvetes, doces e bebida fermentada. As flores ajudam as abelhas silvestres a produzir mel e os frutos atraem diversas espécies de pássaros. Antigamente os índios guaranis faziam uma bebida fermentada misturando de milho verde com os frutinhos vermelhos do Chal-chal, a bebida era chamada de Chicha.

 

Consulte-nos pelo e-mail hnjosue1980@gmail.com  ou veja nosso catalogo de mudas disponíveis clicando aqui.  acompanhe-nos no Facebook

 

 

 SAIBA MAIS SOBRE A NOMENCLATURA, ORIGEM, HISTÓRIA, DESCRIÇÃO DA PLANTA, PRATICAS CULTURAIS, PROPRIEDADES MEDICINAIS E NUTRICIONAIS

COMPRANDO O LIVRO “COLECIONANDO FRUTAS”

 

 

Voltar para Frutas do Mato OU Voltar para sapindaceae

 

.