ARAUCARIA ANGUSTIFOLIA

 

FAMILIA DAS ARAUCARIACEAE

 

AGRADECEMOS SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM ÚTEIS PARA AJUDAR A PRESEVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA DE LEMBRAR QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. DESSA FORMA APRECIAREMOS SUA COLABORAÇÃO EM ADQUIRIR OS GUIAS FRUTAS DO MATO OU O LIVRO COLECINANDO FRUTAS V. 2 PARA AJUDAR A MANTER O PROJETO, OU TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ NOS ESCREVER SOBRE NO E-MAIL QUE ESTÁ NO FINAL DESSA PAGINA.  

 

 

ARVORE

TRONCO DE EXEMPLAR ENORME

FRUTO MADURO

SEMENTES COMESTIVEIS

 

NOME INDIGENA: Nhirá do idioma Guaraní “semente boa para Assar”. Também chamada de Pinhão, Pina de Pinheiro e Araucária. Existem outras espécies de Araucárias com sementes comestíveis como por exemplo a Buya-buya.

 

Origem: Nativo da floresta mista subtropical ou temperada do sul e sudeste do Brasil, aparecendo com maior frequência em encostas e topos de morros. Ocorre também na Argentina, Paraguai e Uruguai. Mais informações no link: http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Araucaria

 

Características: arvore grande de tronco esquio e reto, atingindo 20 a 30 metros de altura. As arvores masculinas tem copa cônica e as arvores femininas tem copa com forma de taça. As folhas são acículas (tecido triangular com um espinho na ponta) dispostos em espiral no ápice dos ramos. O tronco da arvore é sempre reto e de coloração escura ou negra com desprendimento da casca em placas quadriláteras. As flores são estróbilos (estrutura reprodutiva protegida por folhas modificadas espiraladas) com esporos ou células de reprodução masculinas ou femininas.

 

Dicas para cultivo: Arvore de crescimento rápido que resiste a baixas temperaturas (até -6 graus), vegeta melhor em altitudes superiores a 600 m. Gosta de solo profundo, úmido, neutro, com constituição arenosa ou argilosa (solo vermelho). É preciso plantas no mínimo 5 plantas pelo fato de não se saber qual arvore é masculina e qual é feminina (a que produz o pinhão. A planta inicia a frutificação com 12 a 15 anos.

 

Mudas: Sementes alongadas, castanho avermelhadas com amêndoa comestível, que é recalcitrantes (perde o poder germinativo em 20 dias). Por isso devem ser semeadas na horizontal com a ponta voltada para o centro da embalagem. A germinação ocorre em 40 a 60 dias se plantadas em substrato orgânico e arenoso. As mudas crescem 40 cm com 7 meses de vida. A arvore é ótima para compor reflorestamentos pois produz alimento para diversos animais

 

Plantando: Pode ser plantada a pleno sol como na meia sombra em reflorestamentos onde só existem ainda arvores de ocupação primária. Espaçamento 6 x 6 m. A cova precisa ter 50 cm nas três dimensões e ser preparada adicionando 600kg de calcário e 1 kg de cinzas e 8 litros de matéria orgânica, A cova está pronta para plantio após 2 meses de curtimento. A melhor época de plantio é de setembro a outubro. Irrigar a cada quinze dias nos primeiros 3 meses, depois somente se faltar água na época, não precisando se preocupar com irrigação a partir do segundo ano.

 

Cultivando: Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco ou para dentro da copa. Adubar com composto orgânico, pode ser 6 kg de esterco de frango + 50 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 4ª ano; depois manter o mesmo volume de adubação ano após ano.

 

Usos: Frutifica de maio a julho. As amêndoas podem ser consumidas cruas, cozidas ou assadas; podendo as amêndoas serem utilizadas em diversas receitas culinárias. A arvore produz madeira de excelente qualidade.

 

Consulte-nos pelo e-mail hnjosue1980@gmail.com ou veja nosso catalogo de mudas disponíveis clicando aqui. – acompanhe-nos no Facebook

 

 

Voltar para Frutas do Mato ou Voltar para Araucariaceae