CRYPTOCARYA CITRIFORMIS

 

FAMÍLIA DAS LAURACEAS

 

AGRADECEMOS SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM ÚTEIS PARA AJUDAR A PRESEVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA DE LEMBRAR QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. DESSA FORMA APRECIAREMOS SUA COLABORAÇÃO EM ADQUIRIR OS GUIAS FRUTAS DO MATO OU O LIVRO COLECINANDO FRUTAS V. 2 PARA AJUDAR A MANTER O PROJETO, OU TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ NOS ESCREVER SOBRE NO E-MAIL QUE ESTÁ NO FINAL DESSA PAGINA.  

 

 

image002

image004

Foto: Helton

Foto: Geovane da Reserva daVale

 

NOME INDIGENA: Desconhecido até o momento, mais é Chamada popularmente de Canela Abacate, louro Abacate, Abacate do mato ou canela do Brejo.

 

Origem: É encontrado em terras úmidas ou brejosas da mata atlântica dos estados da Bahia até São Paulo, Brasil. (Localizada por mim mesmo, sendo esse o primeiro registro. Antes essa espécie era AYDENDRON SSP segundo o Dicionário de plantas úteis do Pio Correa, volume I pagina 466.

Mais informações no link: http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/cryptocarya_citriformis

 

Características: Arvore com 4 a 12 metros de altura, com tronco cilíndrico mosqueado, ramos esverdeados e folhas verdes escuras brilhantes muito parecida com as folhas do citrus. As folhas medem 6 a 11 cm de comprimento por 3 a 4,6 cm de largura. As brotações novas são prateadas e as flores são minúsculas nascendo em pequenos cachos nas axilas das folhas. Os frutos são levemente costados com uma semente grande.

 

Dicas para cultivo: Planta subtropical, que gosta de solos bastante argilosos e brejosos.resiste encharcamentos periódicos na época das chuvas, Resiste bem a geadas de até – 3 grau, pode ser cultivada em todo o Brasil, em qualquer altitude; adapta-se a qualquer tipo de solo que seja profundo com boa fertilidade e umidade natural.

 

Mudas: As sementes são grandes e lembram a semente de abacate após retirada a casca de proteção. Devem ser semeadas em sacos plásticos individuais e a germinação ocorre em 60 a 90 dias. As mudas atingem 35 cm com 12 meses após a germinação. Formar as mudas em ambiente sombreado. A frutificação inicia-se com 8 a 10 anos, dependendo do solo e tratos culturais.

 

Plantando: No pomar planta-se num espaçamento de 6 x 6 m. após o plantio irrigar com 10 l de água por semana nos primeiros 2 meses. As covas devem ter 50 cm nas três dimensões e convém misturar aos 30 cm da superfície 50% de solo argiloso + 7 kg de matéria orgânica bem curtida, 500g de cinzas, 200g de torta de mamona e 400g de calcário, misturar tudo e deixar curtir por 2 meses. O plantio deve ser feito a partir de outubro.

 

Cultivando: Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco e elimonar os galhos que crescerem cruzados ou voltados para dentro da copa. Adubar com composto orgânico, pode ser (6 litros) cama de frango + 50 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 4ª ano, e depois permanecer com o mesmo volume de adubação consecutivamente.

 

Usos: Frutifica em Março a Junho. O fruto tem 1 cm de polpa em volta dum caroço protegido por uma casca. Tanto a polpa como a semente são comestíveis. A semente é usada como tempero semelhante a nos moscada.

 

Consulte-nos pelo e-mail hnjosue1980@gmail.com  ou veja nosso catalogo de mudas disponíveis clicando aqui.  acompanhe-nos no Facebook

 

Voltar para Frutas do mato ou Voltar para Lauraceae

 

.