BERBERIS LAURINA

 

FAMILIA DAS BERBERIDACEAE

 

AGRADECEMOS SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM ÚTEIS PARA AJUDAR A PRESEVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA DE LEMBRAR QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. DESSA FORMA APRECIAREMOS SUA COLABORAÇÃO EM ADQUIRIR OS GUIAS FRUTAS DO MATO OU O LIVRO COLECINANDO FRUTAS V. 2 PARA AJUDAR A MANTER O PROJETO, OU TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ NOS ESCREVER SOBRE NO E-MAIL QUE ESTÁ NO FINAL DESSA PAGINA.  

 

 

PLANTA

FLORES

FRUTOS

FRUTOS E  SEMENTES

 

 

NOMENCLATURA: Sirijuba vem de palavras do tupi e significa: “Raiz amarela” referindo a tintura amarela das raízes e caule. Também chamada de Uvinha Azul. Erva São João ou Espinho de São João.

 

Origem: Nativo das matas de altitude e de Pinhais a partir do sul de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul no Brasil. Mais informações no link:

 http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Berberis_laurina

 

Características: Arbusto perene de 1 a 2,5 m de altura, com ramos tortuosos com espinhos tripartidos (Três espinhos ou pontas) dispostos na base das folhas. As folhas são simples, coriáceas, perenes de 2 a 5 cm de comprimento. Inflorescências pendentes de 2 a 4 cm de comprimento com 3, 5 ou até 15 flores pequenas de cor amarelo douradas. Frutos pequenos de 4 a 6 mm com polpa azulada e algumas sementes muito pequenas e duras.

 

Dicas para cultivo: Arbusto de crescimento rápido que aprecia solos vermelhos e arenosos com rápida drenagem da água das chuvas, é resistente a seca e geadas de até -5 grau. A planta aprecia terreno virgem com pH de 4,2 a 5,5 de acidez. Começa a Frutificar com 3 anos após o plantio. Também pode ser cultivada em vasos grandes em locais onde não circulam crianças ou pessoas. A Floração e frutificação é linda, mais é preciso tomar cuidado com os espinhos. 

 

Mudas: Sementes são pequenas com forma semelhante a um grão de arroz. Conservam poder germinativo após bem secas por até 1 ano. Germinam em 40 a 60 dias em substrato arenoso e rico em matéria orgânica, a germinação e formação das mudas deve ser em sol pleno. As mudas atingem 25 cm de altura com 8 meses após a germinação.

 

Plantando: Deve ser plantada a pleno sol num espaçamento de 3 por 3 m. As covas devem ser preenchidas com 30% de areia e cerca de 4 pás de composto orgânico bem curtido + 1 kg de cinzas de madeira; misturando bem e deixando curtir por 2 meses antes do plantio. Irrigar com 10 l de água por semana nos primeiros 2 meses. Para plantar em vasos use vasos com 50 cm de altura e mínimo de 35 cm de diâmetro, preencher com substrato feito de 30% de areia, 30% de terra vermelha e 40 % de composto orgânico bem curtido. Plantar sempre no inverno.

 

Cultivando: A planta cresce moderadamente e não necessita de cuidados especiais, apenas deve-se cobrir a superfície com pó de cerra e eliminar qualquer erva daninha que possa sufocar a planta. Adubar com 1 kg composto orgânico feito com partes iguais de folhas apodrecidas e esterco de galinha curtido; + 30 g de N-P-K 10-10-10. Distribuir os nutrientes em sulcos distantes a 20 cm do caule.

 

Usos: Frutifica em janeiro a março. Os frutos têm polpa agridoce e rica em antioxidante, pode ser consumida in natura ou na forma de geleia ou licor. A planta é usada como corante e na medicina popular em uso externo nas diversas doenças e feridas na pele.

 

Consulte-nos pelo e-mail hnjosue1980@gmail.com ou veja nosso catalogo de mudas disponíveis clicando aqui.  acompanhe-nos no Facebook

 

 

Voltar para Frutas do mato ou Voltar para Berberidaceae

 

.