BROSIMUM ALICASTRUM

FAMÍLIA DAS MORACEAE

 

AGRADECEMOS SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM ÚTEIS PARA AJUDAR A PRESERVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA DE LEMBRAR QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. DESSA FORMA APRECIAREMOS SUA COLABORAÇÃO EM ADQUIRIR OS GUIAS FRUTAS DO MATO OU O LIVRO COLECINANDO FRUTAS V. 2 PARA AJUDAR A MANTER O PROJETO, OU TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ NOS ESCREVER SOBRE, NO E-MAIL QUE ESTÁ NO FINAL DESSA PAGINA.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FOTO

NÃO

DISPONIVEL

ARVORE

FLORES

FRUTAS

FRUTAS, POLPA E SEMENTES

 

NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: GUAIMARO vem do idioma dos maias, porém não descobri o significado etimológico.

Também recebe os nomes de Nos dos maias, Bread nut (em inglês), Pau-que-dá-leite, Manité, Moju e Ramon.

 

ORIGEM: nativa da floresta amazônica dos estados do Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima e Mato Grosso do norte, Brasil. Mais informações no link: http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Brosimum_alicastrum

 

OBSERVAÇÕES: Apesar de ser espécie de origem tropical, a planta se adaptou muito bom ao clima tropical, apresentando notável resistência a geadas fortes e a secas prolongadas. É uma planta cultivada a milênios pelos maias na América central que utilizavam muito suas sementes secas ao sol, depois moídas para fazer uma bebida com sabor entre o café e o chocolate.

 

CARACTERISTICAS: É uma arvore de médio a grande porte atingindo 10 quando cultivada a pleno sol, chegando a 30 m no meio da floresta com tronco cilíndrico de 20 a 70 cm de diâmetro. A copa é cilíndrica e estreita com galhos verticais; o tronco é retilíneo (com trajetória em linha reta), lisa de cor acinzentada exsudando látex branco quando se faz incisão ou corte. As folhas são alternas, simples, coriáceas (textura rija), oblongas (mais longa que larga) medindo 7 a 15 cm de comprimento com 3 a 6 cm de largura; O limbo ou lamina foliar é totalmente glabro (sem pelos). As flores são solitárias surgem nas axilas das folhas, tem forma globosa e neste globo surgem minúsculos estames amarelos e um, dois ou no máximo três pistilos (órgão feminino) que vão dar origem ao fruto com semente. O fruto é drupa (com uma só semente) globosa, medindo 2,2 a 3,5 cm com polpa alaranjada de 0,4 a 0,6 milímetro de espessura, cobrindo uma semente arredondada e grande.

 

DICAS DE CULTIVO: Arvore de crescimento rápido que resiste a baixas temperaturas (até -3 graus), vegeta bem em altitudes variando de 200 a 1.000 m acima do nível do mar. Gosta de solo profundo, com pH neutro, com constituição arenosa ou argilosa (solo vermelho); que mantenha boa umidade mais que não fique encharcado por muito tempo. É planta hermafrodita mais em casos raros alguns indivíduos não produzem flores perfeitas e com isso não geram frutas; por isso, recomendo plantar no mínimo 2 ou 3 plantas para uma melhor produção. A arvore cresce rápido e começa a frutificação com 4 a 6 anos após o plantio.

 

MUDAS: Sementes são globosas, tem coloração creme e são recalcitrantes (perde o poder germinativo em 10 dias). Por isso devem ser plantadas logo que retiradas e limpas da polpa lavando sob uma peneira em água corrente. O plantio é feito em saquinhos preenchidos com substrato feito de 40% de terra vermelha, 40% de composto orgânico bem curtido e 20% de areia. Semeia-se 1 semente por embalagem, e a germinação se dá em 20 a 35 dias. As mudas atingem 30 cm em 3 a 4 meses após a germinação. Formar as mudas em local com 50% de sombra.

 

PLANTANDO: Pode ser plantada a pleno sol como na sombra no meio de arvores grandes bem espaçadas. Abra covas com 50 cm nas 3 dimensões (Largura, altura e profundidade) num espaçamento 6 x 6 m. Adicione as 30 cm de terra inicial tirado da cova; 400g de calcário, 1 kg de cinzas e 5 a 6 pás de matéria orgânica. Irrigar a cada quinze dias nos primeiros 3 meses, depois somente se faltar água na época da florada. A planta tem crescimento vertical formando tronco único e direito com copa estreita.  

 

CULTIVANDO: Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco ou para dentro da copa. Adubar com composto orgânico, pode ser 2 ou 3 pás de matéria  orgânica bem curtido + 30 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 3ª ano; depois manter o mesmo volume de adubação ano após ano.

 

USOS: Frutifica de fevereiro a abril. Os frutos podem ser consumidos in natura quando estiverem da cor alaranjada. Estes tem sabor e textura que lembra um doce de laranja cristalizado. A semente também é comestível após cozida ou torrada. Do tronco da arvore se extrai um látex que pode ser dissolvido em agua e consumido como substituto do leite de vaca; sendo assim uma especiaria dentre as “Pancs” como fonte de leite vegetal. Por todas suas qualidades é importante se cultivar essa arvore em pomares ou em reflorestamentos visando o extrativismo sustentável.

  

Consulte-nos pelo e-mail hnjosue1980@gmail.com ou veja nosso catalogo de mudas disponíveis clicando aqui.  acompanhe-nos no Facebook

 

 

Voltar para Frutas do Mato ou Família das Moraceas

 

.