BYRSONIMA CRISPA

 

FAMÍLIA DAS MALPIGHIACAEAE

 

AGRADECEMOS SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM ÚTEIS PARA AJUDAR A PRESEVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA DE LEMBRAR QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. DESSA FORMA APRECIAREMOS SUA COLABORAÇÃO EM ADQUIRIR OS GUIAS FRUTAS DO MATO OU O LIVRO COLECINANDO FRUTAS V. 2 PARA AJUDAR A MANTER O PROJETO, OU TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ NOS ESCREVER SOBRE NO E-MAIL QUE ESTÁ NO FINAL DESSA PAGINA.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FOTO

NÃO

DISPONIVEL

 

PLANTA

FLORES

Frutos verdes e maduro

Fruto polpa e semente

 

NOME INDIGENA: Murici-vaí vem duma língua indígena que quer dizer “Arvore pequena de fruto acidulado”. Também chamado de Murucí da mata ou Murici-maçã pois os frutos tem um gosto acidulado de maçã verde.

 

OBSERVAÇÕES: A planta nasceu espontaneamente no sitio frutas raras e começou a frutificar em março de 2.011, agora está produzindo a segunda safra de frutos que iremos utilizar para reproduzir a espécie.

 

Origem: Ocorre nos cerradões de solo mais férteis e nas bordas de matas ou de transição da floresta semidecidua dos estados de São Paulo, Minas Gerais até Pernambuco, ocorre também na Amazônia. Mais informações no link: http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Byrsonima_crispa

 

Características: Arvore de médio porte, ramificada desde a base, atingindo de 3 a 5 m de altura, com copa cônica e na natureza com troncos múltiplos. A casca do tronco adulto é áspera e acinzentada. As folhas de coloração verde escura são simples, cartáceas (como cartolina), seríceas (com pelos curtos e crespos) até que a folha se torna adulta, são também oblongas (mais longa que larga), medindo 6 a 11 cm de comprimento por 1,6 a 3,3 cm de largura. A base é cuneada (forma de cunha) e levemente revoluta (enrolada para baixo) e o ápice apiculado (com ponta curta) e curva. As flores são amarelas brilhantes, em numero de 20 a 40 flores dispostas em racemos (um tipo de cacho com uma haste central) de 10 a 18 cm de comprimento que na maioria das vezes são ondulados; sendo essa uma que ajuda a identificar a espécie.

 

Dicas para cultivo: Arvoreta de crescimento rápido, apreciando solos vermelhos e argilosos que conservem boa umidade mais que não fiquem encharcados. Essa espécie gosta de pH neutro entre 5,6 a 6,8. A planta é resistente a secas de até 4 meses e a geadas de até - 3 grau, sem nenhum dano para a planta. Pode ser cultivada em qualquer altitude e não pode faltar em projetos de reflorestamentos pois seus frutos são apreciadíssimos por pássaros e diversos animais.

 

Mudas: Sementes são redondas com pequenas testas (caras quadriculadas) e medem 4 a 6 mm de diâmetro, perdem o poder germinativo muito rapidamente em 2 meses e tem índice de germinação com média de 60%. A germinação inicia na primavera e leva de 60 a 120 dias se plantadas em substrato feito de 40% de terra vermelha, 30% de areia saibro e 30% de composto orgânico bem curtido. As mudas atingem 30 cm com 4 a 5 meses após a germinação. Inicia a frutificação com 2 a 3 anos após o plantio.

 

Plantando: Recomendo que seja plantada a pleno sol num espaçamento 5 x 5 m. As covas devem ter 50 cm de largura, profundidade e altura, reservando  os 30 cm de solo fértil iniciais, para misturar com 8 kg de esterco bem curtido, 300 g de calcário e 500 g de cinza de madeira. Deixar curtir por 2 meses e fazer o plantio entre outubro a dezembro. Depois é só irrigar 10 l de água após o plantio e a cada 15 dias se não chover.

 

Cultivando: A planta cresce rápido e não necessita de cuidados especiais. Fazer capinas periódicas e deixar o pé da planta com cobertura morta. Fazer podas de formação para eliminar as brotações que surgirem na base do caule ou ramos cruzados. Adubar com composto orgânico, pode ser 5 kg de cama de frango bem curtido + 30 g de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 3ª ano. Distribuir os nutrientes à 5 cm de profundidade, em círculos distanciados à 30 cm do tronco.

 

Usos: Frutifica de abril julho. Os frutos são consumidos in natura pois tem gosto de maçã, e podem facilmente ser despolpados para posterior uso em sucos, geleias ou sorvetes. As flores são apícolas e os frutos atraem diversos tipos de pássaros que o engolem inteiro e com isso dispersam as sementes.

 

Consulte-nos pelo e-mail hnjosue1980@gmail.com  ou veja nosso catalogo de mudas disponíveis clicando aqui.  acompanhe-nos no Facebook

 

 

Voltar para Frutas do mato ou Voltar para malpighiaceae

 

 

.