BYRSONIMA LANCIFOLIA

 

FAMÍLIA DAS MALPIGHIACAEAE

 

AGRADECEMOS SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM ÚTEIS PARA AJUDAR A PRESEVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA DE LEMBRAR QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. DESSA FORMA APRECIAREMOS SUA COLABORAÇÃO EM ADQUIRIR OS GUIAS FRUTAS DO MATO OU O LIVRO COLECINANDO FRUTAS V. 2 PARA AJUDAR A MANTER O PROJETO, OU TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ NOS ESCREVER SOBRE NO E-MAIL QUE ESTÁ NO FINAL DESSA PAGINA.  

 

  

ARVORE

FLORES

 

FRUTOS AMADURESCENDO

FRUTOS, POLPA E SEMENTES

 

NOME INDIGENA: Moreciba-guassú vem do guarani e quer dizer “fruta que dá bebida resinosa” e o termo guassú quer dizer “fruto grande” em relação a outras espécies. Também chamado de Murici da Mata e Murici guassú.

 

Origem: Essa espécie ocorre em formações florestais secundarias do estado da Bahia, Goiás e Mato Grosso do sul.  Mais informações no link:

http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Byrsonima_lancifolia

 

ASSISTA AO VÍDEO PARA SABER MAIS E SE INSCREVA NO CANAL ACESSANDO O LINK: https://www.youtube.com/watch?v=_wr6h15Fykw

 

Características: Arvore que cresce de 5 a 9 m de altura formando copa ovada. O tronco tem casca fina e coloração castanho acinzentada, com textura áspera e lenticelada (verrugas ou estrias) no sentido longitudinal. Os ramos jovens são tomentosos (coberto de lanugem branca) e somente as brotações são cobertas por pelos ferrugineos, tornando-se esbranquiçados e presentes somente no pecíolo e nervuras da folhas mais velhas. As folhas são simples, opostas, discolores (com duas cores), cartáceas (como cartolina), sob pecíolo (haste ou suporte) 0,9 a 1,8 cm de comprimento. Têm estipulas (tipo de lamina de proteção) na base dos pecíolos, medindo 0,5 a 0,6 mm de comprimento, coberta de pelos adpressos (deitados), ferrugineos. As folhas medem 6 a 14 cm de comprimento por 4 a 6 cm de comprimento. As flores são hermafroditas, actinomorfas (com vários planos passando pelo mesmo eixo), pentâmeras (organizado a base do número 5) que nascem em racemos ou cachos ferrugineos tomentosos (coberto de lanugem) de 8 a 12 cm de comprimento. Fruto drupa de 1,7 a 2,1 cm de diâmetro.

 

Dicas para cultivo: Adapta-se a qualquer tipo de clima e solo que deve ser profundo, do tipo arenoso e com pH acido ou neutro. Deve evitar o plantio apenas climas temperados com grande incidência de geadas. Suporta geadas ocasionais de até 0 grau. Pode ser cultivada em qualquer altitude, desde que a umidade do ar fique entre 38% a 85%. Começa a frutificar com 3 a 6 anos dependendo dos tratos culturais. 

 

Mudas: As sementes limpas podem ser armazenadas por 6 meses sem perder o poder de germinação. A semeadura deve ser feita diretamente em saquinhos individuais contendo substrato orgâno-arenoso. A porcentagem de germinação é baixa e fica entre 38 a 66%, e por isso convém colocar 3 sementes por embalagem. Os saquinhos depois de semeados devem ficar em pleno sol e receber irrigação diária. A germinação se inicia com 45 a 80 dias e o crescimento das mudas é moderado, atingindo 40 cm com 10 meses de vida.

 

Plantando: Recomendo que seja plantada a pleno sol num espaçamento 5 x 5 m, onde serão feitas preparadas covas com as dimensões mínimas de 40 cm de altura, largura e profundidade. Com os 20 cm do solo fértil faz-se a mistura de 8 kg de matéria orgânica bem curtida, 500g de cinzas e 300 g de farinha de osso. No hora do plantio, mistura-se a cova 20 g de N-P-K 10-10-10. A irrigação é necessária apenas nos primeiros meses após o plantio.

 

Cultivando: A planta cresce rápido e não necessita de cuidados especiais, Fazer podas de formação eliminando os galhos que nascerem na base do tronco ou aqueles que nascerem voltados para dentro da copa.. Adubar com composto orgânico, pode ser (8 litros) cama de frango + 50 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 3ª ano, depois manter a quantidade ano após ano.

 

Usos: Frutifica nos meses de maio a agosto. Os frutos bem maduros (depois que caídos no chão por 3 ou 4 dias) tem sabor de bolo de coco muito agradáveis para o consumo in natura. Também podem ser usados na fabricação de geleias, sorvetes e outros doces. As flores são apícolas, produzem néctar e pólen.

 

Consulte-nos pelo e-mail hnjosue1980@gmail.com  ou veja nosso catalogo de mudas disponíveis clicando aqui.  acompanhe-nos no Facebook

 

Voltar para Frutas do mato ou Voltar para malpighiaceae

 

.