CAMPOMANESIA GUAVIROBA

FAMÍLIA DAS MYRTACEAE

 

AGRADECEMOS SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM ÚTEIS PARA AJUDAR A PRESEVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA DE LEMBRAR QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. DESSA FORMA APRECIAREMOS SUA COLABORAÇÃO EM ADQUIRIR OS GUIAS FRUTAS DO MATO OU O LIVRO COLECINANDO FRUTAS V. 2 PARA AJUDAR A MANTER O PROJETO, OU TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ NOS ESCREVER SOBRE NO E-MAIL QUE ESTÁ NO FINAL DESSA PAGINA.  

 

 

ARVORE DA VARIEDADE AÇÚ

POLPA

FLORES DA VARIEDADE AÇÚ

FLORES DA VARIEDADE DE PORCO

FRUTOS DA VARIEDADE AÇÚ

FRUTOS DA VARIEDADE DE PORCO

FRUTOS, POLPA E SEMENTES DA VARIEDADE AÇÚ

FRUTOS, POLPA E SEMENTES DA VARIEDADE DE PORCO

 

NOME INDIGENA: Guabiroba vem do tupi guarani e significa “fruto da casca amarga” característica bem notória para qualquer pessoa que mastigar a casca desse fruto. É chamada popularmente de guabiroba de Porco (Porque o porco do mato gosta de comer) ou Guabiroba. Existem duas variedades: a Acú e a Guabiroba de porco com frutas pequenas e cabinho bem longo.

 

Origem: Ocorre na floresta semidecidua (que perde as folhas no inverno), sempre em solos mais úmidos presente em toda a bacia do Rio Paraná desde Minas Gerais até Santa Catarina, Brasil. Mais informações no link: http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Campomanesia_guaviroba

 

ASSISTA AO VÍDEO PARA SABER MAIS E SE INSCREVA NO CANAL ACESSANDO O LINK: https://www.youtube.com/watch?v=PGFMEf0XGUg

 

Características: Arvore de 8 a 20 metros de altura com tronco reto de 30 a 50 cm de diâmetro, com casca sulcada, descamante e de coloração cinza escura. A folha é papirácea (textura de papel) e medem 4 a 10 cm de comprimento por 2 a 4,5 cm de largura. A base é cuneada (tem forma de cunha) e o ápice é apiculado (com ponta curta). As flores nascem em pedúnculos (haste ou suporte de até 2,5 cm de comprimento) axilares ou laterais. Cada flor mede de 1,7 a 2,3 cm de diâmetro quando abertas, são actinomorfas (com vários planos passando num mesmo eixo), com cálice (invólucro esterno) com 5 lobos ou recortes agudos; e corola (invólucro interno) com 4 a 6 pétalas orbiculares (arredondadas) e brancacentas. O Fruto é uma baga de 2 a 3 cm de diâmetro com casca fina e polpa de cor laranja.

 

Dicas para cultivo: Arvore de crescimento rápido e muito resiste a geadas de -3 grau, vegeta bem em qualquer altitude. O solo pode ser profundo, bastante úmido (nunca submerso), com constituição arenosa ou argilosa (solo vermelho) com pH neutro e rico em matéria orgânica. A arvore inicia a frutificação a partir do 6 ano.

 

Mudas: As sementes são de cor alaranjadas e bem semelhantes a uma ferradura. São recalcitrantes (perde o poder germinativo rapidamente) mais germinam em 30 a 60 dias se forem plantadas em substrato rico em matéria orgânica. As mudas atingem 30 cm com 8 a 10 meses de cultivo.

 

Plantando: Pode ser plantada a pleno sol como em bosques com arvores grandes bem espaçadas. Abra covas  num espaçamento de 6 x 6 m; com dimensões de 40 cm de largura, altura e profundidade, misturando a terra da superfície com 500g de calcário, 1 kg de cinzas e 8 kg de matéria orgânica bem curtida, deixando curtir por 2 meses. A melhor época de plantio é de setembro a outubro. Depois de plantada, irrigar a cada quinze dias nos primeiros 3 meses, depois somente se faltar chuva por mais de 1 mês.

 

Cultivando: Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco ou estiverem atrapalhando a formação da copa. Adubar com composto orgânico, pode ser 6 kg de matéria orgânica bem curtida + 30 g de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 4ª ano.

 

Usos: Frutifica de janeiro a inicio de março. Os frutos são consumidos in natura, ou usados para fazer sucos, geleias ou sorvetes. As arvores não devem faltar em reflorestamentos de preservação permanente, pois seus frutos alimentam diversas espécies de pássaros e outros animais.

 

Consulte-nos pelo e-mail hnjosue1980@gmail.com  ou veja nosso catalogo de mudas disponíveis clicando aqui.  acompanhe-nos no Facebook = VEJA SE TEMOS SEMENTES DOSPONIVEIS CLICANDO AQUI!

 

 

Voltar para Frutas do mato ou Voltar para myrtaceae

 

.