CASEARIA RUPESTRIS

FAMILIA DAS SALICÁCEAS

 

AGRADECEMOS SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM ÚTEIS PARA AJUDAR A PRESEVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA DE LEMBRAR QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. DESSA FORMA APRECIAREMOS SUA COLABORAÇÃO EM ADQUIRIR OS GUIAS FRUTAS DO MATO OU O LIVRO COLECINANDO FRUTAS V. 2 PARA AJUDAR A MANTER O PROJETO, OU TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ NOS ESCREVER SOBRE NO E-MAIL QUE ESTÁ NO FINAL DESSA PAGINA.  

 

 

 

 

 

 

 

FOTO

 

NÃO

 

DISPONIVEL

ARVORE

FLORES

 FRUTOS VERDES

FRUTOS E POLPA

 

NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: PURURUCA OU PURURUBA vem do Tupi guarani e significa “fruta com casca cheia de pelotes”. Também chamada de Guaçatunga graúda, Fruta curau de milho verde e Guaçatonga Açu.

 

Origem: É nativa das florestas semideciduas de maior altitude, ocorrendo também nos campos rupestres e na floresta atlântica montana; desde o Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás até o estado de São Paulo, Brasil. Mais informações no link: http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Casearia_rupestris

 

ASSISTA AO VÍDEO PARA SABER MAIS E SE INSCREVA NO CANAL ACESSANDO O LINK: https://www.youtube.com/watch?v=zO1nZ43OCUE

Características: Arvoreta de 2 a 5 metros, com tronco bifurcado (dividido em 2 ou 3), com diâmetro de 5 a 15 cm, e casca de cor pardacenta; é lenticelado (uma saliência de células que efetuam trocas gasosas) quando jovem. Os ramos novos são glabrescentes (quase sem pelos) e lenticelados. As folhas são caducas ou seja caem totalmente no inverno e a lamina é simples, membranácea (de textura fina) com superfície esparso-puberulo (coberta em alguns lugares de pelos curtos e densos). A lamina foliar mede 4,5 a 13,5 cm de comprimento por 2 a 7 cm de largura, com base cuneada (como cunha) e ápice agudo ou arredondadas, com margem minusculamente serrilhada. Geralmente as flores nascem em fascículos (pequenos feixes nos nódulos da folha que caiu no ano anterior), contendo 10 a 25 flores de 6 a 7 mm de diâmetro quando abertas. Os frutos são cápsulas globosas de 1,5 a 2,8 mm de diâmetro que se abre em 3 quando totalmente madura expondo sementes envolvidas por arilo amarelo escuro.

 

Dicas para cultivo: Planta subtropical que resiste a geadas de até – 3 grau, que pode ser cultivada em todo o Brasil, preferindo altitudes superiores a 450 m acima do nível do mar. Adapta-se a qualquer tipo de solo, mais frutifica melhor em terras vermelhas, úmidas e ricas em matéria orgânica. É muito resistente a secas e pode ser cultivada até em solos pedregosos e bastante ácidos. A planta começa a frutificar com 3 a 4 anos após o plantio.

 

Mudas: As sementes são pequenas (4 a 5 mm) angulosas e quadrilateras (meio quadradas) de cor esbranquiçada e perdem o poder germinativo em 30 dias se ficarem em local seco. Recomendo que se plante 2 sementes diretamente em sacos individuais contendo substrato feito de 40% de matéria orgânica, 30% de terra e 30% de areia de rio. A germinação ocorre em 35 a 45 dias. Quando as plântulas estiverem com 10 cm de altura fez-se o desbaste deixando a planta mais vigorosa no saquinho. As mudas se desenvolvem melhor se cultivadas em pleno sol, atingindo 30 cm com 8 a 10 meses após a germinação.

 

Plantando: Pode ser plantada a pleno sol ou na composição de bosques em praças ou jardins. Recomendo o espaçamento 5 x 5 ou 6 x 6 m entre plantas. Abra covas com dimensões de 50 cm de largura, altura e profundidade, misturando a terra da superfície com 500 g de calcário, 1 kg de cinzas e 6 a 8 pás orgânica bem curtida, deixando curtir por 2 meses. A melhor época de plantio é de setembro a outubro. Depois de plantada, irrigar a cada quinze dias nos primeiros 3 meses, depois somente se faltar chuva por mais de 1 mês.

 

Cultivando: Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco, caso deseje que a arvore cresça ou caso prefira que produza uma copa arredondada, pode o broto terminal e faça podas de modelagem no inverno. Adubar com composto orgânico, pode ser 4 pás de matéria orgânica + 30 gr de N-P-K 10-10-10, distribuindo os nutrientes à 20 cm do tronco; dobrando essa quantia a cada ano até o 3ª ano.

 

Usos: Frutifica em novembro a janeiro. O arilo amarelo escuro é adocicado e tem gosto de curau doce de milho verde, podendo ser consumida in natura. A arvore é ótima para ser cultivada em jardins ou pomares para atrair inúmeras espécies de pássaros.

 

Consulte-nos pelo e-mail hnjosue1980@gmail.com  ou veja nosso catalogo de mudas disponíveis clicando aqui.  acompanhe-nos no Facebook

 

Voltar para Frutas do mato ou Voltar para salicaceae

 

.