CHIOCOCCA ALBA

 

FAMÍLIA DAS RUBIACEAE

 

 

AGRADECEMOS SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM ÚTEIS PARA AJUDAR A PRESEVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA DE LEMBRAR QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. DESSA FORMA APRECIAREMOS SUA COLABORAÇÃO EM ADQUIRIR OS GUIAS FRUTAS DO MATO OU O LIVRO COLECINANDO FRUTAS V. 2 PARA AJUDAR A MANTER O PROJETO, OU TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ NOS ESCREVER SOBRE NO E-MAIL QUE ESTÁ NO FINAL DESSA PAGINA.  

 

 

PLANTA

FLORES

 

 

FOTO

 

NÃO

 

DISPONIVEL

FRUTOS

FRUTOS, POLPA E SEMENTES

 

 

NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: FRUTA DE IRÚ, O Nome indígena não encontrado. É conhecida como Fruta de Uru pelo fato de ser alimento predileto dessa pássaro ou Uru (Odontophorus capueira). Também é conhecido como cipó preto, cipó vick (por causa do cheiro da raiz), Cainca ou ainda Caninana (porque a raiz corta o veneno da mordida de cobra).

 

Origem: Ocorre em capoeiras e formações florestais secundárias da floresta semidecidua e mata atlântica, aparecendo em quase todos os estados do Brasil. Mais informações no link: http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Chiococca_alba

 

Características: É um arbusto ou trepadeira lenhosa, atingindo 2 a 7 m de comprimento. Na cresce sobre as arvores e os ramos ficam escandentes de maneira oposta e cruzada bastante característico, sendo os mesmos totalmente glabros (sem pelos). As folhas são simples, glabras (sem pelos) opostas, medindo 3,5 a 8,5 cm de comprimento por 1,8 a 4 cm de largura, de cor verde escura e com base arredondada e ápice agudo ou acuminado (com ponta curta ou longa(. As flores são brancas e pequenas e nascem em racemos (Forma de cacho longo) axilar, medindo 1,8 a 6,9 cm de comprimento com 5 a 15 flores pentalobadas (com 5 lobos ou recortes). Os frutos são bagas glabras, brancas, achatadas de 4 a 7 mm de diâmetro com 2 loculos (alojamento contendo 1 semente).

 

Dicas para cultivo: Planta de crescimento lento na faze inicial, apreciando solos vermelhos e argilosos com rápida drenagem da água das chuvas e pH por volta de 5,3 a 6,2. É resistente a geadas de até -3 grau e suportando também períodos de até 5 meses sem chuva. Frutifica bem se cultivada tanto em pleno sol como na sombra. A frutificação inicia-se em 3 a 5 anos após o plantio.

 

Mudas: Sementes são pequeninas, esverdeadas, achatadas de 2 mm de comprimento. São frágeis e devem ser semeadas após serem despolpadas em água corrente. Se armazenadas perdem o poder germinativo em 3 ou 4 meses. Deve ser plantada em substrato rico em matéria orgânica a germinação se inicia com 40 a 70 dias. As mudas atingem 30 cm em 9 a 10 meses após a germinação. É melhor forma-las em ambiente com 50% de sombreamento.

 

Plantando: Recomendo que seja plantada a pleno sol ou meia sombra num espaçamento 4 x 4 m entre plantas. Fazer covas de 50 cm nas 3 dimensões e adicionar a esta 8 kg de matéria orgânica bem curtida, 300 g de calcário e 500 g de cinzas. Visto ser planta trepadeira é bom fazer uma parreira fincando 4 ou 6 mourões com distancia de 2 m entre si. Na ponta desses se devem fixar caibros para suportarem arames ou ripas com 30 cm de distancia entre si para suportatem os ramos escandentes. Melhor época de plantio é novembro a janeiro, convém irrigar 10 l de água após o plantio e a cada 15 dias se não chover.

 

Cultivando: A planta tem crescimento lento no primeiro ano, e a partir do segundo ano cresce + rápido. Fazer apenas podas de formação, conduzido todos os ramos para cima na parreira amarrando-os em tutores. Adubar com composto orgânico, pode ser 4 kg de cama de frango + 30 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 3ª ano. Distribuir os nutrientes à 5 cm de profundidade, em círculos distanciados à 20 cm do tronco. Manter a coroa (1,5 m de diâmetro) sempre coberto com capim seco ou folhas secas para manter as boas condições das raízes que são superficiais.

 

Usos: Frutifica de julho a setembro. Os frutos são pequeninos de cor branca, podem ser consumidos in natura, mais o forte dessa planta é mesmo atrair pássaros e as suas muitas propriedades medicinais.

 

Consulte-nos pelo e-mail hnjosue1980@gmail.com  ou veja nosso catalogo de mudas disponíveis clicando aqui.  acompanhe-nos no Facebook

 

 

Voltar para frutas do mato ou Voltar para Rubiaceae

 

.