CITHAREXYLUM SOLANACEUM

 

FAMILIA DAS VERBENÁCEAE

 

AGRADECEMOS SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM ÚTEIS PARA AJUDAR A PRESEVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA DE LEMBRAR QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. DESSA FORMA APRECIAREMOS SUA COLABORAÇÃO EM ADQUIRIR OS GUIAS FRUTAS DO MATO OU O LIVRO COLECINANDO FRUTAS V. 2 PARA AJUDAR A MANTER O PROJETO, OU TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ NOS ESCREVER SOBRE NO E-MAIL QUE ESTÁ NO FINAL DESSA PAGINA.  

 

 

ARVORE

FLORES

FRUTOS

FRUTOS, POLPA E SEMENTES

 

 NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: JACATUCABA-AÇÚ sendo esse seu nome indígena de origem guarani com o significado “arvore das nascentes que alimenta o tucano”, o adjetivo Açu quer dizer “fruto grande”. Também chamado de Fruta de tucano açú, Tarumã branco graúdo.

 

Origem: É encontrado em terras úmidas ou brejosas da floresta ombrófila mista (mata de Araucária) dos estados do Paraná até Santa Catarina, Brasil. Mais informações no link:

http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Citharexylum_solanaceum

 

Características: Arvore caducifólia (perde as folhas no inverno), atingindo 4 a 9 metros de altura, com tronco cilíndrico e na maioria das vezes bifurcado, com casca marrom, com manchas brancas e com fissuras longitudinais. Os ramos novos são pubérulos (coberto de minúsculos pelos densos). As folhas são opostas, inteiras, acuminadas (com ponta longa), coriáceas (textura rija), com pecíolo (haste ou suporte) glabrescente  de 2 a 3 cm comprimento e facilmente notado pela coloração rosa pálido. A lamina foliar mede 5 a 20 cm de comprimento por 2 a 8 cm de largura, sendo discolor ou seja, verde na face superior e opaca ou acinzentada na face inferior. As flores são amareladas antes de se abrirem, com corola (invólucro interno) tubular com 5 lobos brancos e com margem ondulada. São em numero de 16 a 48 reunidas em espigas terminais com 12 a 26 cm de comprimento. Os frutos são drupas vermelhas de 2,5 a 3,3 cm de diâmetro com 2 sementes.

 

Dicas para cultivo: Planta subtropical, que gosta de solos muito úmidos e até os encharcados durante o período das chuvas no verão. É muito resistente a geadas de até – 3 grau, pode ser cultivada em todo o Brasil, em qualquer altitude; adapta-se a qualquer tipo de solo. Pode ser plantada a pleno sol ou na sombra de arvores grandes. Pode ser cultivada com sucesso em vasos grandes.

 

Mudas: As sementes são achatadas, de cor creme, com 1,5 cm de comprimento e superfície irregular. Depois de secas e limpas podem ser armazenadas por mais de 1 ano. Convém semear em caixotes com substrato organo-arenoso, a germinação inicia-se com 40 a 60 dias e as plântulas podem ser transplantadas para sacos individuais quando atingirem 15 cm de altura. As mudas atingem 40 cm com 4 a 5 meses após a germinação. Formar as mudas em pleno sol. A frutificação inicia-se com 1 a 2 anos.

 

Plantando: No pomar planta-se num espaçamento de 5 x 5 m. após o plantio irrigar com 10 l de água por semana nos primeiros 2 meses. As covas devem ter 50 cm nas três dimensões e convém adicionar aos 30 cm da superfície 6 kg de matéria orgânica bem curtida, 1 kg de cinzas, 500 g de calcário, misturar tudo e deixar curtir por 2 meses. O plantio deve ser feito a partir de outubro. Pode ser plantada em vasos com 50 cm de altura e 40 cm de diâmetro contendo substrato feito de 30% de terra, 30% de terra argilosa e 40% de matéria orgânica bem curtida. No fundo do vaso coloque uma camada de pedra para uma boa drenagem.

 

Cultivando: Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco, caso deseje que a arvore cresça ou caso prefira que produza uma copa arredondada, pode o broto terminal e faça podas de modelagem sempre no período de inverno. Adubar com composto orgânico, pode ser 5 kg de cama de frango bem curtido + 30 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 4ª ano, e depois permanecer com o mesmo volume de adubação consecutivamente.

 

Usos: Frutifica em fevereiro a março. O fruto tem sabor bem exótico, porém um final amargo tornando-se improprio para consumo humano. É uma planta de rápida frutificação e atraem algumas espécies de pássaros e macacos. As flores tem potencial melífero.

 

Consulte-nos pelo e-mail hnjosue1980@gmail.com  ou veja nosso catalogo de mudas disponíveis clicando aqui.  acompanhe-nos no Facebook

 

 

Voltar para frutas do mato ou Voltar para Verbenaceae

 

.