CORDIA MAGNOLIIFOLIA

FAMILIA DAS BORAGINACEAE

 

AGRADECEMOS SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM ÚTEIS PARA AJUDAR A PRESEVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA DE LEMBRAR QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. DESSA FORMA APRECIAREMOS SUA COLABORAÇÃO EM ADQUIRIR OS GUIAS FRUTAS DO MATO OU O LIVRO COLECINANDO FRUTAS V. 2 PARA AJUDAR A MANTER O PROJETO, OU TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ NOS ESCREVER SOBRE NO E-MAIL QUE ESTÁ NO FINAL DESSA PAGINA.   

 

 

 

 

 

 

 

FOTO AINDA

NÃO

DIPONIVEL

ARVORE

FLORES

CACHO DE FRUTOS

FRUTOS E SEMENTES

 

 

NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: GUARAMIRIM ou UARA-MIRIM do guarani Ura ou Iara (de irara Eira barbara), e mirim – pequeno; significando ‘Fruta pequena de iara” também chamado de ubá de irara e Café cambão.

 

Origem: Nativa dos sub-bosques das florestas montanas e semideciduais ou nas encostas úmidas da mata atlântica, ocorrendo desde o Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Paraná, Brasil. Mais informações no link: http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Cordia_magnoliifolia

 

ASSISTA AO VÍDEO PARA SABER MAIS E SE INSCREVA NO CANAL ACESSANDO O LINK: https://www.youtube.com/watch?v=_Umf2BKNLOg

Características: Arvore com fuste ou tronco reto, cilíndrico de coloração cinza escuro, atingindo 4 a 8 m de altura, formando copa estreita e aberta. As folhas são simples, com pecíolo largo e curto, inseridas em espiral, com textura coriácea (rija), glabras (sem pelos em ambas as faces), com forma oblonga (mais longa que larga, medindo 19 a 28 cm de comprimento por 4 a 5,5 cm de largura, com base cuneada (forma de cunha) e ápice cuspidado (que termina em ponta longa e fina).  A inflorescência são corimbosas (cacho em que as flores saem de pontos diferentes na mesma haste) com 16 a 25 cm de comprimento, com pedúnculos (haste floral) terminais de 3 a 5 cm de comprimento em cujas flores agrupadas em numero de 7 a 28, pendentes. A flor individual mede 6 a 7 mm de diâmetro, é de coloração branca. Frutos do tipo drupa com uma semente, medindo 8 a 1,3 cm de diâmetro.  

 

Dicas para cultivo: Pode ser cultivado em todo o Brasil, pois adapta-se a varias condições climáticas, suportando geadas de – 3º C.  Gosta de ambiente sombreado mais pode ser cultivado em pleno sol se o terreno conserva bem a umidade. Aprecia altitudes superiores a 450 m. Quanto aos tipos de solos, aprecia os arenosos, argilosos, vermelhos, profundos, bem drenados, com pH entre 4,5 a 7,0, desenvolvendo rapidamente nos solos ricos em matéria orgânica.

 

Mudas: As sementes são arredondadas de coloração creme. Após despolpadas secas podem ser armazenadas em frascos escuros por mais de 1 ano. Convém plantar logo que colhidas em recipientes individuais com substrato de 40% de terra de superfície, 40% de matéria orgânica e 20% de areia. Planta-se 2 sementes em embalagens individuais que devem ficar em local sombreado, onde sejam irrigadas diariamente. A germinação ocorre 40 a 60 dias, as mudas atingem 35 cm em 12 meses. A frutificação inicia-se com 3 a 4 anos após o plantio dependendo dos tratos culturais.

 

Plantando: Fazer as covas com espaçamento de 5 x 5 m com a medida de 50 cm nas três dimensões, misturar aos 30 cm do solo cerca de 8 pás de esterco bem curtido + 200 g de calcário e 500 g de cinza de madeira, deixando curtir por 2 meses antes do plantio. A melhor época de plantio é de outubro a novembro. Após o plantio coloque na coroa da planta capim seco e irrigue a cada 10 dias com 5 litros de água no mínimo, estendendo a irrigação nos primeiros 3 meses após o plantio.

 

Cultivando: Fazer apenas poda de formação para eliminar ramos que nascerem na base do tronco ou galhos doentes ou que estiverem cruzando a copa da arvore. A adubação é feita em coroa distante a 30 a 40 cm do tronco, abrindo sulcos de 10 cm de largura e 5 cm de profundidade, colocando os seguintes nutrientes: 30 g de N-P-K 10-10-10, 8 kg de composto orgânico bem curtido e 200g de cinza de madeira, incorporando esses nutrientes com a terra retirada da coroa e voltando a mistura na vala que foi aberta.

 

Usos: Frutifica de fevereiro a abril. Os frutos podem ser consumidos in-natura e tem polpa mucilaginosa doce e com sabor que lembra o caqui. Também podem ser despolpados para se fabricar suco, geléia ou sorvete. As flores são apícolas e produtoras de néctar e pólen. A árvore não pode faltar em projetos de reflorestamento pois seus frutos são alimento apreciados por aves e animais em geral.

 

Consulte-nos pelo e-mail hnjosue1980@gmail.com  ou veja nosso catalogo de mudas disponíveis clicando aqui.  acompanhe-nos no Facebook

 

 

Voltar para frutas do mato ou Voltar para Boraginaceae

 

.