DURANTA VESTITA

 

FAMILIA DAS VERBENÁCEAE

 

AGRADECEMOS SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM ÚTEIS PARA AJUDAR A PRESEVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA DE LEMBRAR QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. DESSA FORMA APRECIAREMOS SUA COLABORAÇÃO EM ADQUIRIR OS GUIAS FRUTAS DO MATO OU O LIVRO COLECINANDO FRUTAS V. 2 PARA AJUDAR A MANTER O PROJETO, OU TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ NOS ESCREVER SOBRE NO E-MAIL QUE ESTÁ NO FINAL DESSA PAGINA.  

 

 

PLANTA

FLORES

FRUTOS

FRUTOS MADUROS De uma variedade nativa da argentina com Frutos esbranquiçados e com sabor de quentão

 

NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: BAIJÚ-DE-JACÚ sendo esse seu nome indígena de origem guarani com o significado “planta e fruta com espinho e que o jacu gosta”. Também chamado de Guabiroba de espinho, Guabirobarana, Jasmim do mato e Espinheiro ou Agulheiro.

 

Origem: É nativa da floresta ombrofila mista ou de Araucária da região sul do Brasil, ocorrendo também na Argentina e no Paraguai.

Mais informações no link:  http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Duranta_vestita

 

Características: Arvoreta um pouco espinescente, atingindo 3 a 5 metros de altura, com tronco cilíndrico e ramificado desde a base, com casca fissurada (com rugas) no sentido vertical e de coloração pardo amarelada e que se descama em tiras finas. A copa é ramificada e cilíndrica, tendo muitos ramos ascendentes (que crescem para cima), nesses ramos se pode encontrar espinhos alternados e entre as folhas com 1,5 a 3,7 cm de comprimento. As folhas são cartáceas (como cartolina), opostas e em braquiblastos (broto curto), com pecíolo (haste ou suporte) medindo 1 cm de comprimento, sendo este sericeo (com pelos cerosos). A lamina foliar é esverdeada na face superior e branca e sericea na face inferior, medindo inteiras, 2,5 a 6 cm comprimento por 1 a 2,5 cm de largura, tendo 3 a 6 pares de nervuras secundarias proeminentes e o terço superior da margem denteado. As flores surgem em racemos laxos terminais (cacho comprido) de 5 a 15 cm de comprimento, contendo 15 a 35 flores com 4 pétalas arredondadas de cor violeta albescente com um risco azul na parte interna. Os frutos são drupas globosas apiculadas (com ponta) de cor alaranjada quando madura, contendo 1 a 3 sementes de superfície irregular. Os frutos medem 1 a 1,5 cm de diâmetro.

 

Dicas para cultivo: Planta temperado e que se adapta-se muito bem ao clima subtropical, apreciando solos pedregosos, montanhosos ou mesmo de solos muito úmidos na beira de vertentes ou rios. Pode ser cultivada em todo o Brasil adaptando-se em qualquer altitude e qualquer tipo de solo. É muito resistente a geadas subseqüentes de até – 4 grau; e a secas de até 5 meses sem chuva. Pode ser plantada a pleno sol ou na sombra de arvores grandes. Pode ser cultivada com sucesso em vasos grandes.

 

Mudas: As sementes são meio triangulares com arestas ou pontas e tem coloração creme escura, medindo 0,5 cm de comprimento. Depois de secas e limpas podem ser armazenadas por mais de 1 ano. Convém semear em caixotes com substrato organo-arenoso, a germinação inicia-se com 40 a 60 dias e as plântulas podem ser transplantadas para sacos individuais quando atingirem 15 cm de altura. As mudas atingem 40 cm com 4 a 5 meses após a germinação. Formar as mudas em pleno sol. A frutificação inicia-se com 1 a 2 anos após o plantio.

 

Plantando: No pomar planta-se num espaçamento de 5 x 5 m. após o plantio irrigar com 10 l de água por semana nos primeiros 2 meses. As covas devem ter 50 cm nas três dimensões e convém adicionar aos 30 cm da superfície 6 kg de matéria orgânica bem curtida, 1 kg de cinzas, 500 g de calcário, misturar tudo e deixar curtir por 2 meses. O plantio deve ser feito a partir de outubro. Pode ser plantada em vasos com 50 cm de altura e 40 cm de diâmetro contendo substrato feito de 30% de terra, 30% de terra argilosa e 40% de matéria orgânica bem curtida. No fundo do vaso coloque uma camada de pedra para uma boa drenagem. É uma planta espinhenta mais de flores lindas que aceita bem podas de modelagem.

 

Cultivando: Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco, caso deseje que a arvore cresça ou caso prefira que produza uma copa arredondada, pode o broto terminal e faça podas de modelagem sempre no período de inverno. Adubar com composto orgânico, pode ser 5 pás de matéria organica bem curtido + 30 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 4ª ano, e depois permanecer com o mesmo volume de adubação consecutivamente.

 

Usos: Frutifica em março a julho. O fruto bom maduro tem gosto de quentão com um retro-gosto amargo no final. É planta muito rústica e por isso pode ser cultivada em projetos de reflorestamentos. A planta também é útil para fazer cerca viva que fica impenetrável. As flores atraem inúmeras espécies de beija-flores.

 

Consulte-nos pelo e-mail hnjosue1980@gmail.com  ou veja nosso catalogo de mudas disponíveis clicando aqui.  acompanhe-nos no Facebook

 

 

Voltar para frutas do mato ou Voltar para Verbenaceae

 

.