EUGENIA MELANOGYNA

 

FAMILIA DAS MYRTACEAE

 

AGRADECEMOS SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM ÚTEIS PARA AJUDAR A PRESEVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA DE LEMBRAR QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. DESSA FORMA APRECIAREMOS SUA COLABORAÇÃO EM ADQUIRIR OS GUIAS FRUTAS DO MATO OU O LIVRO COLECINANDO FRUTAS V. 2 PARA AJUDAR A MANTER O PROJETO, OU TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ NOS ESCREVER SOBRE NO E-MAIL QUE ESTÁ NO FINAL DESSA PAGINA.  

 

 

 

                                             

 

 

 

FOTO

 

NÃO

 

DISPONIVEL

TRONCO

FLORES

FRUTOS VERDES

FRUTOS, POLPA E SEMENTES

 

NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: PIÚNA – vem do tupi-guarani e significa “FRUTA DA PELE OU CASCA PRETA”. Também recebe o nome de Guamirim de Jacutinga, Mamona e Piranguinha.

 

OBSERVAÇÕES: Existe uma outra espécie de piuna semelhante a essa, porém as folhas são mais estreitas e sua ocorrência é restrita a floresta semidecidual; trata-se da Eugenia dodonaefolia.

 

Origem: Ocorre nas beiras de rios e nascentes da floresta ombrofila densa (floresta chuvosa) de altitude, bem como na floresta atlântica desde o estado do Espirito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo e Santa Catarina, Brasil. Mais informações no link: http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Eugenia_melanogyna

 

Características: Arvore de 8 a 20 metros de altura, com tronco castanho acinzentado de 30 a 50 cm de diâmetro (quando na mata) com tronco reto, casca esbranquiçada a amarelada, descamante e engalhamento grosso e tortuoso. As folhas são simples, opostas de textura cartácea (como cartolina), ovadas ou oblongas, medindo 6 a 12 cm de comprimento por 2,5 a 5 cm de largura, com base aguda; superfície glabra (sem pelos), mais claras embaixo e ápice acuminado (com ponta longa) ou curto e obtuso (arredondado. As flores nascem nos ramos com idade de 2 a 3 anos para cima em umbelas (cacho com forma de guarda chuva), com 1 a 4 flores de coloração creme esbranquiçada. Os frutos são oblongos (mais longo que largo), monospermo (com uma semente) medindo 1,5 a 3 cm de comprimento com polpa preta com gosto de xarope (remédio) de tuti-frut.

 

Dicas para cultivo: planta de crescimento lento e resistente a geadas de até – 3 graus; aprecia solos bastante úmidos e argilosos. Pode ser cultivado desde o nível do mar até 1.000 m de altitude, aprecia solos ricos em matéria orgânica e com pH por volta de 5,5. É preciso plantas no mínimo 2 plantas para uma melhor produção. Pode ser cultivada na beira de rios onde pode ocorrer inundações periódicas.

 

Mudas: As sementes são alongadas, recobertas por membrana e recalcitrante (perde o poder germinativo em 30 dias). A germinação se inicia em 60 a 120 dias, e podem ser plantadas em jardineira com substrato organo-arenoso. A repicagem ou transplante das mudas deve ser feito quando esta tiver 6 folhinhas definitivas. Após o transplante deixar as mudas em local sombreado por 40 dias com irrigação diária, depois podem ir para local com 40% de sombreamento. As mudas atingem 30 cm após 11 a 15 meses após a germinação. As plantas iniciam frutificação com 6 a 8 anos.

 

Plantando: Pode ser plantada a pleno sol como em bosques com arvores grandes bem espaçadas. Espaçamento 6 x 6 m entre plantas. É bom fazer covas de 50 cm nas três dimensões e prepará-las com 2 meses de antecedência misturando aos 30 cm da terra inicial da cova 1kg de calcário, 1 kg de cinzas e cerca de 6 pás de matéria orgânica. A melhor época de plantio é de setembro a novembro. Após o plantio irrigar a cada quinze dias nos primeiros 3 meses, depois somente se faltar água na época da florada.

 

Cultivando: Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco. Adubar com composto orgânico, pode ser 5 pás de cama de frango bem curtido + 50 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 3ª ano, depois manter essa adubação.

 

Usos: Frutifica nos meses de maio a julho. Os frutos podem ser consumidos in natura, ou na forma de sucos e geleia. As flores são melíferas e a arvore tem madeira de lei e não deve faltar em projetos de revegetação permanente; pois seus frutos alimentam diversos animais.

 

Consulte-nos pelo e-mail hnjosue1980@gmail.com  ou veja nosso catalogo de mudas disponíveis clicando aqui.  acompanhe-nos no Facebook

 

 

Voltar para Frutas do Mato ou Voltar para myrtaceae

 

.