EUGENIA MALANANTHA

 

FAMÍLIA DAS MYRTACEAE

 

AGRADECEMOS SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM ÚTEIS PARA AJUDAR A PRESEVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA DE LEMBRAR QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. DESSA FORMA APRECIAREMOS SUA COLABORAÇÃO EM ADQUIRIR OS GUIAS FRUTAS DO MATO OU O LIVRO COLECINANDO FRUTAS V. 2 PARA AJUDAR A MANTER O PROJETO, OU TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ NOS ESCREVER SOBRE NO E-MAIL QUE ESTÁ NO FINAL DESSA PAGINA.  

 

 

 

FRUTOS (foto: Fábio Longen)

FRUTO e semente (foto: Fábio Longen)

ARVORES (foto: Fábio Longen)

FOLHAS (foto: Fábio Longen)

 

 

NOMENCLATURA: EUGENIA-ARATICUM (POR CAUSA DOS MAMILOS NO FRUTO) ou Pitanga muricada (termo botânico que descreve uma superfície coberta por numerosas excrescências ou maminhas espessas ou lenhosas como um araticum).

ORIGEM: Nativa da floresta ombrófila densa e encontrada até o momento no estado do Santa Catarina.

Mais informações no Link: http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Eugenia_malacantha

 

OBSERVAÇÔES: A espécie foi descoberta no estado de Santa Catarina pelo amigo Fábio Longen que encontrou a ESPÉCIE em suas expedições em 2.016.

CARACTERISTICAS: Arvore de médio porte, atingindo 3 a 5 m na natureza. Tem crescimento rápido, flores e frutos grandes e bonitos.

CULTIVO: Cultivar de forma semelhante a Grumixama (Eugenia brasiliensis) Essa espécie tem crescimento moderado e é resistente a geadas

USOS: Frutifica em Novembro a dezembro. Frutos são muito bonitos e tem uma polpa carnosa com sabor meio amargo; mais quando a planta é cultivada o sabor pode mudar e pode ter grande alteração quando é cultivada num solo bem cuidado. Por ser uma espécie rara, ter flores apícolas, frutos belos, e ter grande valor ornamental; esta não pode faltar numa bela coleção de frutíferas nativas e raras.

 

 Pagina em construção

 

Consulte-nos pelo e-mail hnjosue1980@gmail.com ou veja nosso catalogo de mudas disponíveis clicando aqui. – acompanhe-nos no Facebook

 

 

Voltar para Frutas do Mato ou voltar para Família das Myrtaceas

 

.