EUGENIA NEOVERRUCOSA

 

FAMILIA DAS MYRTACEAE

 

AGRADECEMOS SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM ÚTEIS PARA AJUDAR A PRESEVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA DE LEMBRAR QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. DESSA FORMA APRECIAREMOS SUA COLABORAÇÃO EM ADQUIRIR OS GUIAS FRUTAS DO MATO OU O LIVRO COLECINANDO FRUTAS V. 2 PARA AJUDAR A MANTER O PROJETO, OU TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ NOS ESCREVER SOBRE NO E-MAIL QUE ESTÁ NO FINAL DESSA PAGINA.  

 

 

 

 

 

 

 

PLANTA FLORESCENDO COM 4 ANOS

FLORES

FRUTOS

FRUTOS, POLPOA E SEMENTES

 

NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: IBIRUBÁ – vem do tupi-guarani e significa “Fruta verrugosa ou com saliências”. Também é chamada de Ibacurú, Araçá-ripa, Ingabaú ou Laranjinha rugosa.

 

Origem: Nativa da beira de riachos da floresta semideciduas (que perdem as folhas) de altitude, aparecendo também nas encostas úmidas da floresta atlântica desde Minas Gerais até Santa Catarina, Brasil.

Mais informações no link: http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Eugenia_neoverrucosa

 

Características: Arvore de 5 a 10 metros de altura, com tronco castanho esverdeado de 10 a 30 cm de diâmetro com casca lisa e descamante. A copa é arredondada, densa e com forma de guarda-chuva. As folhas são simples, opostas de textura papirácea (como papel), glabras (sem pelos) em ambas as faces, medindo 4,5 a 8,5 cm de comprimento por 1,6 a 2,8 cm de largura, sob pecíolo (haste ou suporte) de 4 a 8 mm. A lamina têm base cuneada (como cunha) ou brevemente aguda e ápice longamente acuminado (com ponta longa) e aguda. As flores surgem agrupadas na exilas das folhas em grupos de 3 a 5 flores com sépalas obtusos (com borda arredondada) de 2 a 3 mm de comprimento e pétalas ovais de 5 mm de comprimento. Os frutos são bagas monospermas (com uma semente) e pericarpo (polpa rugosa) amarela de 3 a 5 mm de espessura envolvendo 1 semente redonda de 8 mm a 1,3 cm de diâmetro.

 

Dicas para cultivo: Planta de lento crescimento e que prefere ambiente sombreado. A partir do terceiro ano de vida é resiste a geadas de até – 3 graus. Pode ser cultivada em todo o Brasil, em qualquer altitude; preferencialmente na borda de banhados ou riachos onde o solo é úmido, rico em matéria orgânica e com pH por volta de 5,2 a 6,6. É preciso plantas no mínimo 2 plantas para uma melhor produção. Pode ser cultivada na beira de rios onde pode ocorrer inundações periódicas.

 

Mudas: As sementes são redondas e conservam o poder germinativo por até 6 meses se forem limpas e secas na sombra. A germinação se inicia em 120 a 230 dias, e recomendo que sejam plantadas diretamente em saquinhos individuais com substrato organo-arenoso. Formar as mudas em local com sombreamento de 40% da luz e que receba irrigação diária. As mudas atingem 30 cm com 12 a 15 meses após a germinação. As plantas iniciam frutificação com 5 a 8 anos a depender do clima e tratos culturais.

 

Plantando: Pode ser plantada a pleno sol se o solo for bastante úmido, mais se o solo for mais seco, é bom fazer um sombreamento por no mínimo 2 anos; ou sob bosques com arvores grandes bem espaçadas. Espaçamento 5 x 5 m entre plantas. É bom fazer covas de 50 cm nas três dimensões e prepará-las com 2 meses de antecedência misturando aos 30 cm da terra inicial da cova 1kg de calcário, 1 kg de cinzas e cerca de 6 pás de matéria orgânica. A melhor época de plantio é de outubro a novembro. Após o plantio irrigar a cada quinze dias nos primeiros 3 meses, depois somente se faltar água na época da florada.

 

Cultivando: Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco. Adubar com composto orgânico, pode ser 5 pás de cama de frango bem curtido + 50 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 3ª ano, depois manter essa adubação.

 

Usos: Frutifica nos meses de fevereiro a maio. Os frutos não tem muita polpa mais tem um gosto semelhante as guabirobas. As flores são melíferas e a arvore de crescimento lento e muito ornamental quando em frutificação.

 

Consulte-nos pelo e-mail hnjosue1980@gmail.com  ou veja nosso catalogo de mudas disponíveis clicando aqui.  acompanhe-nos no Facebook

 

Voltar para Frutas do Mato ou Voltar para myrtaceae

 

.