EUGENIA SQUAMIFLORA

 

FAMÍLIA DAS MYRTACEAE

 

AGRADECEMOS SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM ÚTEIS PARA AJUDAR A PRESEVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA DE LEMBRAR QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. DESSA FORMA APRECIAREMOS SUA COLABORAÇÃO EM ADQUIRIR OS GUIAS FRUTAS DO MATO OU O LIVRO COLECINANDO FRUTAS V. 2  PARA AJUDAR A MANTER O PROJETO, OU TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ NOS ESCREVER SOBRE NO E-MAIL QUE ESTÁ NO FINAL DESSA PAGINA.  

 

 

ARVORE

TRONCO

FLORES

FRUTAS e SEMENTES

 

 

NOME INDIGENA: PITANGA-PRETA-QUATRO-COSTAS, tem esse nome porque os frutos tem 4 costas semelhante a uma moranga. Não se conhece outro nome.

 

OBSERVAÇÕES: Encontrei essa raridade em expedições na região de Angatuba – SP em 2.017 com o amigo Harri Lorenzi, quando procurávamos a floração de Eugenia brevistyla e fomos surpreendidos de bem próximo dela encontrar os lindos e saborosos frutos cujas fotos aparecem nessa pagina. Só foi em 2.019 que consegui identificar essa espécie ao encontrar flores com as brácteas que parecem ser pequenas escamas na base das flores.

 

Origem: Nativa dos sub-bosques da floresta ombrófila densa (mata atlântica próxima ao litoral) e recentemente descoberta na floresta semidecidual (que perdem as folhas) no município de Angatuba – SP. Esta espécie é endêmica  do Brasil e ocorre apenas nos estados de São Paulo e Paraná, Brasil. Mais informações no link: http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Eugenia_squamiflora

 

Características: arvore de pequeno porte atingindo 3 a 5 m de altura floresta semidecidual; já na floresta ombrófila chega a atingir 12 m de altura. O tronco é cilíndrico as vezes tortuoso com casca fina que se desprende em laminas desuniformes. A copa é piramidal, perenifólia, com folhagem esparsa. As folhas são subcoriáceas (rijas), de cor verde escura na face superior e meio amarelada na face dorsal; são glabra (sem pelos), oval-oblongas (forma de ovo alongado) medindo 4 a 7 cm de comprimento por 1,5 a 3,5 cm de largura, com base longo cuneada (forma de cunha) e ápice longo acuminado (com ponta longa). As flores nascem em pequenos racemos (tipo de caco curto) axilares de 3 a 6 cm de comprimento com 2 a 8 flores com 4 sépalas esverdeadas lanceoladas e 4 pétalas brancas de 1,2 a 1,6 cm de comprimento. Os frutos são bagas de globosas  com 4 costas, medindo de 1,7 a 2,6 cm de diâmetro.

 

Dicas para cultivo: planta de fácil cultivo e resiste a baixas temperaturas (até – 5 graus), embora seja de altitude acima de 500 m, frutifica bem quando plantada ao nível do mar; o solo deve ser profundo, úmido, neutro, com constituição arenosa ou argilosa (solo vermelho). É preciso plantas no mínimo 2 plantas para uma melhor produção.

 

Mudas: As sementes são arredondadas de cor creme pardacento, recalcitrantes (perde o poder germinativo em 20 a 30 dias) e por isso devem ser plantadas logo que colhidas em sacos individuais contento substrato organo-arenoso. A germinação ocorre em 40 a 60 dias, e as mudas atingem 30 cm com 10 meses de viveiro. Após plantada, inicia a frutificação com 3 a 4 anos. As mudas desenvolvem-se tanto em pleno sol, como na sombra.

 

Plantando: Pode ser plantada tanto a pleno sol como na sombra em bosques com arvores grandes bem espaçadas. Espaçamento 4 ou 5 metros entre plantas. Faça cova quadradas com 50 cm nas três dimensões e adicione 100kg de calcário, 1 kg de cinzas e cerca de 40% de matéria orgânica, deixando curtir por 2 meses. A melhor época de plantio é de outubro a novembro. Irrigar a cada quinze dias nos primeiros 3 meses, depois somente se faltar água na época da florada. Essa espécie pode ser cultivadas em vasos grandes com 40 ou 50 cm de altura.

 

Cultivando: Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco. Adubar com composto orgânico, pode ser 2 pás de cama de frango bem curtido + 30 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 3ª ano, depois manter essa adubação.

 

Usos: Frutifica nos meses de dezembro a janeiro. Os frutos são muito saborosos para consumidos in natura, pois seu sabor lembra o da pitanga e uma mistura de groselha junto. O fruto tem boa quantidade de polpa e esta polpa pode ser usada na forma de sucos, sorvetes e geleias. A arvore é de pequeno porte e pode ser cultivada  como ornamental ou para atrair abelhas por causa dá ótima quantidade de flores ou mesmo para atrair pássaros e animais silvestres.

 

Consulte-nos pelo e-mail hnjosue1980@gmail.com  ou veja nosso catalogo de mudas disponíveis clicando aqui.  acompanhe-nos no Facebook

  

Voltar para Frutas do Mato ou voltar para Família das Myrtaceas

 

.