MOURIRI GRAMDIFLORA

 

FAMÍLIA DAS MEMECYLACEAE

 

AGRADECEMOS SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM ÚTEIS PARA AJUDAR A PRESEVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA DE LEMBRAR QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. DESSA FORMA APRECIAREMOS SUA COLABORAÇÃO EM ADQUIRIR OS GUIAS FRUTAS DO MATO OU O LIVRO COLECINANDO FRUTAS V. 2 PARA AJUDAR A MANTER O PROJETO, OU TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ NOS ESCREVER SOBRE NO E-MAIL QUE ESTÁ NO FINAL DESSA PAGINA.  

 

  

ARVORE

FLORES

FRUTAS

FRUTAS. POLPA E SEEMTES

 

NOME INDIGENA: CAMUTIM vem de uma língua de índios amazônicos, mais a etimologia ou significado ainda não foi descoberta. Também é chamado de Puçá amarelo, mirauba, tucunaré-mereçá, maniballi e charachuela.

 

Origem: Espécie de vasta distribuição pelo território da floresta amazônica, podendo ser encontrada em quase todos os estados da região norte do Brasil. Essa espécie também ocorre nos países vizinhos ao Brasil: Bolívia, Colômbia, Guianas, Peru e Venezuela. Mais informações no link:  http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Mouriri_grandiflora

 

ASSISTA AO VÍDEO PARA SABER MAIS E SE INSCREVA NO CANAL ACESSANDO O LINK: https://www.youtube.com/watch?v=_R4i4eINKUA

 

Características: Arvore ou arvoreta de médio porte que cresce de 3 a 20 m de altura (a depender do ambiente, tipo de solo e clima) com tronco elíptico (cm forma de vara) de 5 a 30 cm de diâmetro, com casca fissurada (com canaletas no sentido vertical) e de coloração acinzentada na parte lisa e acastanhada nas canaletas. A copa é cilíndrica e pouco aberta e com folhagem verde escura lustrosa. As folhas são simples, opostas, coriáceas (de consistência igual a couro), oblongas ou lanceoladas, medindo 11 a 28 cm de comprimento por 3 a 7 cm de largura, com base obtusa (arredondada) ou cordiforme (como coração) e ápice agudo. Essa espécie pode ser facilmente identificada por se observar a nervura central no dorso da folha que é saliente e bem arredondada.  As flores nascem nos caules mais grossos e ramos maduros em grupos de 1 a 5 flores curto-pediceladas (com cabinho curto) e a flor é formada por cálice campanulado (como sino), penta lobado (com 5 recortes), com lobos arredondados; e corola (involucro) interno com 5 pétalas rosadas espatuladas (com forma de espátula) com 1 a 1,8 cm de comprimento. Os frutos são bagas arredondadas de 1,5 a 3 cm de diâmetro, com casca fina e de cor alaranjada quando madura, contendo polpa adocicada, pastosa que recobrem 1 a 5 sementes arredondadas de coloração creme com 7 a 10 mm de diâmetro.

 

Dicas para cultivo: Planta de crescimento rápido em clima tropical e lento em climas subtropicais, apreciando solos com cerca de 30 a 60% da consistência arenosa e que tenham rápida drenagem da água das chuvas, com pH acido, por volta de 4,6 a 5,7. Depois que a muda atinge uns 50 cm ela pode resistir a geadas leves de até -1 grau, queimando os ponteiros que rebrotam na primavera. Por isso nos 3 primeiros anos de plantio convém proteger a planta cultivada no campo cobrindo-a com uma lona ou saco de cereal durante o período de maior risco de geadas. A planta prefere ser cultivada a pleno sol e é bom plantar 2 mudas para que haja polinização cruzada e melhor frutificação.

 

Mudas: As sementes são pequenas e semelhantes a um grão de soja e conservam o poder germinativo por no máximo 3 meses após colhida. Convém semear logo que colhidas, colocando 1 a 2 semente por saquinho (22 cm de altura por 7 ou 8 cm de largura) contendo substrato feito de 40% de terra vermelha, 20% de areia de rio e 40% de matéria orgânica bem curtida. A germinação se inicia com 45 dias e se estende até os 90 dias. As mudas crescem lentamente e atingem 10 a 20 cm com 12 a 18 meses de idade.

 

Plantando: Recomendo que seja plantada a pleno sol num espaçamento de 5 x 5 m. Fazer covas grandes e com pelo menos 40% de composto orgânico bem curtido, 30% de areia branca de rio e pelo menos 200 gramas de cinza de madeira. Melhor época de plantio é novembro a janeiro, convém irrigar 10 l de água após o plantio e a cada 15 dias se não chover. A planta inicia a frutificação com 7 a 10 anos após o plantio a depender do clima e praticas culturais.

 

Cultivando: A planta tem crescimento lento nos 2 primeiros anos e não necessita de cuidados especiais, apenas as covas devem ser profundas, pois a planta tem raiz pivotante ou profunda. Fazer podas de formação somente a partir do terceiro ano, eliminando os brotos e ramos da base e aqueles que cruzam ou estão voltados para dentro da copa. Adubar somente a partir do segundo ano com composto orgânico, pode ser 1 pá de cama de frango bem curtida + 30 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 4ª ano. Distribuir os nutrientes à 5 cm de profundidade, em círculos distanciados à 10 cm do tronco.

 

Usos: Frutifica de fevereiro a março. Os frutos podem ser consumidos in natura quando bem maduros, de preferência colher os que estiverem caídos no chão ou os bem alaranjados na arvore, precisando descansa-los mais 2 ou 3 dias para ficarem completamente maduros. A polpa é cremosa e tem sabor indescritível. Com a polpa também dá para fabricar geleias, sucos e sorvetes. As flores produzem néctar e pólen para as abelhas e a arvore pode ser cultivada com sucesso como ornamental e na arborização de praças e ruas.

 

Consulte-nos pelo e-mail hnjosue1980@gmail.com  ou veja nosso catalogo de mudas disponíveis clicando aqui.  acompanhe-nos no Facebook

 

 

Voltar para Frutas do Mato  ou  Voltar para família das Memecyláceas

 

.