PAULLINIA CUPANA

 

FAMÍLIA DAS SAPINDACEAE

 

AGRADECEMOS SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM ÚTEIS PARA AJUDAR A PRESEVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA DE LEMBRAR QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. DESSA FORMA APRECIAREMOS SUA COLABORAÇÃO EM ADQUIRIR OS GUIAS FRUTAS DO MATO OU O LIVRO COLECINANDO FRUTAS V. 2 PARA AJUDAR A MANTER O PROJETO, OU TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ NOS ESCREVER SOBRE NO E-MAIL QUE ESTÁ NO FINAL DESSA PAGINA.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FOTO

 

NÃO

 

DISPONIVEL

PLANTA

FRUTOS VERDES E FLORES

FRUTOS

FRUTOS, POLPA E SEMENTES

 

NOMENCLATURA E SIGNIFICADOGUARANÁ tem origem tupi guarani e significa “Fruta que vê ou observa”, como de fato os frutos mostram ser como olhos. Também recebe o nome de Naraná e Cupana.

 

Origem: Nativa do sub-bosque tropical da floresta amazônica onde a terra é mais drenada, embora habite também as proximidades de pequenos riachos no meio da floresta; aparecendo espontaneamente no estado do Amazonas e Pará, Brasil.

Mais informações no link: http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Paullinia_cupana

 

OBSERVAÇÃOES: espécie cultivada por indígenas desde tempos pré-colombianos, cujas sementes que eram transformadas em pó usado como bebida energética nas cassadas e para tratar e curar muitas doenças. Hoje o guaraná é basicamente conhecido e na forma de refrigerantes.    

 

Características: Cipó lenhoso e robusto quando na floresta com gavinhas bifurcadas (estruturas de sustentação), ou arbusto com ramos escandentes quando cultivado a céu aberto preso em um tutor ou poste fixo. Os ramos jovens e maduros tem sulcos longitudinais. As folhas são alternadas e compostas de 5 folíolos, sendo 2 pares e 1 na ponta impar fixadas sob pecíolo (haste ou suporte) com 15 a 21 cm de comprimento. Os folíolos medem 15 a 26 cm de comprimento por 8 a 12 cm de largura, são coriáceos (rijo como couro), tem forma ovada, com base assimétrica (desigual) e ápice curtamente acuminado (ponta curta). Essa espécie se diferencia de outras espécies de Paullinias por ter ramos lenhosos e por toda a superfície da planta ser glabra (sem pelos). A inflorescência é composta de flores masculinas e femininas, nasce no ápice dos ramos ou na axila das folhas de ramos mais novos em tirsos (com eixo central) de 8 a 18 cm de comprimento. As flores são brancas, medem 7 a 9 mm de largura, tem 5 pétalas de tamanhos diferente e 5 pétalas com escamas internas; os 8 estames (tubos masculinos) as vezes são pilosos e o ovário (órgão feminino) é trilocular (forma de triangulo com 3 lojas das quais formam as sementes. Os frutos são cápsulas obovoides (forma de ovo invertido) de 1,7 a 2,6 cm de comprimento, ficando vermelhas na maturação, abrindo em 2 ou 3 partes, deixando aparecer de 1 a 3 sementes redondas e pretas de 7 a 9 mm recobertas na base por arilo branco e pastoso.

 

Dicas para cultivo: No Sitio Frutas Raras fizemos 3 tentativas de aclimatizar o guaraná com sementes ou mudas de origem diferente e felizmente na terceira tentativa conseguimos formar 1 planta que resistiu ao clima e a geada, tornando-se resistente e produzindo bem, dando sementes que geraram descendentes Aclimatizados ao clima subtropical. É planta de lento na faze inicial (no primeiro ou segundo ano) que resiste a baixas temperaturas (até -1 graus), vegeta bem em altitudes de 300 a 1.000 m acima do nível do mar. O solo deve ser profundo, úmido, neutro, com constituição arenosa ou argilosa (solo vermelho). Uma planta produz bem, mais se plantar 2 terá uma colheita melhor. Essa variedade aclimatizada no sitio Frutas Raras, pode ser cultivada em todo o Brasil. É preciso fincar um poste ou tutor para a planta ser fixada ou fazer uma parreira.

 

Mudas: As sementes são arredondadas, de cor preta e marcada por uma cicatriz na base; são recalcitrantes (perdem o poder germinativo se forem secadas). A germinação ocorre em 50 a 90 dias em qualquer tipo de substrato rico em matéria orgânica. Podem ser plantadas em sementeira e depois quando estiverem com 10 a 15 cm de altura, podem ser transplantadas para embalagens individuais. As mudas crescem 30 cm com 10 a 12 meses após a semeadura. Começa a frutificar no 3 ou 4 ano após o plantio.

 

Plantando: Pode ser plantada no meio de outras arvores grandes ou em local onde pegue sol apenas parte do dia. Plantar num espaçamento entre plantas 4 x 4 m. A parreira deve ter 6 mourões, distanciados a 2 m entre si e 3 metros entre os pares, com altura de 1,60 para facilitar a colheita dos frutos; sobre esses passar 4 ripas ou caibros para sustentar os ramos longos e escandentes. Faça covas quadradas com 50 cm nas três dimensões, e nos 30 cm de terra iniciais, adicione a cova 500 g de calcário e 1 kg de cinzas e 6 a 8 pás de matéria orgânica deixando curtir por 2 meses. A melhor época de plantio é nos meses de outubro a dezembro. Irrigar a cada quinze dias nos primeiros 3 meses se faltar água.

 

Cultivando: Fazer apenas podas de condução da planta e eliminar os brotos que nascerem na base do caule, manejando os ramos num tutor até que possam deitar e se apoiar no madeiramento da parreira. Adubar com composto orgânico, pode ser 2 pás cama de frango bem curtida + 30 gr de N-P-K 10-10-10 nos meses de outubro a novembro, distribuído os nutrientes a 30 cm do tronco. Depois de 6 anos é bom fazer uma poda drástica para eliminar a maioria dos ponteiros que já produziram, permitindo que a planta forme novamente de maneira mais bonita.

 

Usos: Frutifica nos meses de novembro a fevereiro. Os frutos são cápsulas se abrem, expondo um arilo branco adocicado e comestível. A planta é ornamental podendo ser cultivada com sucesso como ornamental. Os frutos atraem inúmeras espécies de pássaros e micos. Com as sementes limpas se pode preparar a bebida do guaraná da seguinte forma simples: as sementes descascadas são trituradas ou socadas no pilão, misturando a massa com pouco de água, misturando bem até que se possa formar pequenos bastões que são secos ao sol. Depois de bem secos os bastões podem ser guardados em frascos bem vedados. Daí para fazer a bebida esses bastões são ralados e o pó misturado de diluído na agua fervente, depois é só deixar esfriar e gelar e adoçar a gosto. O pó também pode ser usados como suplemento vitamínico ou energéticos em pães, bolos, bolachas e vitaminas de frutas com leite.  

 

Consulte-nos pelo e-mail hnjosue1980@gmail.com  ou veja nosso catalogo de mudas disponíveis clicando aqui.  acompanhe-nos no Facebook

 

 

Voltar para frutas do mato ou Voltar para família das sapindaceae

 

.