RIODOCEA PULCHERRIMA

 

FAMÍLIA DAS RUBIACEAE

 

AGRADECEMOS SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM ÚTEIS PARA AJUDAR A PRESEVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA DE LEMBRAR QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. DESSA FORMA APRECIAREMOS SUA COLABORAÇÃO EM ADQUIRIR OS GUIAS FRUTAS DO MATO OU O LIVRO COLECINANDO FRUTAS V. 2 PARA AJUDAR A MANTER O PROJETO, OU TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ NOS ESCREVER SOBRE NO E-MAIL QUE ESTÁ NO FINAL DESSA PAGINA.  

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ARVORE

FLOR FEMININA

FLOR MASCULINA

FRUTO VERDE

FRUTO MADURO

FRUTOS, POLPA E SEMENTES


 

NOME INDIGENA: JENIPAPO DO RIO DOCE, este nome vem da origem da planta que é o vale do rio-doce no estado do Espirito Santo, Brasil. Também é chamado de Jenipapo-peludo, Jenipapo de flores lindas e Araribá-preta.

 

Origem: Espécie rara, nativa e endêmica da floresta ombrófila densa, aparecendo ocasionalmente na Hileia bahiana, na floresta da bacia do Rio Doce no Espirito Santo; e em algumas eco regiões do estado do Rio de Janeiro, Brasil. Mais informações no link: http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Riodocea_pulcherrima

 

ASSISTA AO VÍDEO PARA SABER MAIS E SE INSCREVA NO CANAL ACESSANDO O LINK: https://www.youtube.com/watch?v=oj2pDWuTCj4

 

Características: Arvore de médio porte e encontrada sempre no meio da mata, onde atinge 8 a 15 m de altura; mais quando cultivada cresce de 2 a 5 m de altura, com copa piramidal e densa por causa das suas folhas grandes. O tronco é cilíndrico, medindo 10 a 35 cm de diâmetro com casca fissurada e descamante; sempre em tiras longitudinais de cor marrom ferruginoso. Az folhas são grandes obovadas (forma e ovo), com textura cartácea (de cartolina) e bulada (igual plástico bolha) e pilosa (com pelos esbranquiçados longos). A lamina foliar mede de 20 a 35 cm de comprimento por 10 a 18 cm de largura. É planta dioica, ou seja, o pé macho só dá flores aglomeradas (de 3 a 7); e o pé feminino dá 1 ou 2 flores isoladas perfeitas que geram frutas. A flor tem forma de zino de coloração verde eternamente e amarelada internamente, com 8 a 10 lobos ou recortes na extremidade. Os frutos são bagas arredondadas ou piriformes com casca marrom clara pilosa (com pelos esbranquiçados) de 8 a 12 cm de diâmetro, com polpa farinácea perto da casca e pastosa no centro onde envolve dezenas de sementes discoides e achatados, medindo de 3 a 5 mm de diâmetro. A polpa é cremosa com sabor doce indescritível que parece uma mistura de tamarindo com jenipapo e damasco seco.

 

Dicas para cultivo: Arvoreta de crescimento lento nos primeiros 3 anos e nesta faze recomento fazer uma estrutura para colocar um sombrite (tela de viveiro) de 50% para proteção da muda até ela ficar bem estabelecia. A planta aprecia solos do tipo latossolo vermelhos ou amarelados de rápida drenagem da água das chuvas e com pH levemente acido. No Sitio Frutas Raras a planta se adaptou muito bem e az mudas originadas de nossas matrizes tem genética para resistir a geadas de até -2 graus, perdendo apenas as folhas. Plantar sempre 3 ou 4 mudas próximas pelo fato de não se saber com antecedência qual muda é feminina ou masculina.

 

Mudas: Sementes devem ser semeadas logo que colhidas, assim germinam em 45 a 70 dias Após plantio. Recomendo semear duas sementes diretamente em embalagem individual contendo substrato é aquele feito com 50% de latossolo vermelho + 30% de composto orgânico + 20% de areia branca de rio. As mudas atingem 30 cm de altura com 13 a 15 meses de vida.

 

Plantando: Recomendo que seja plantada a pleno sol ou meia sombra, num espaçamento 5 x 5 m. Fazer covas grandes e com pelo menos 40% de composto orgânico bem curtido, 30% de areia saibro e pelo menos 500 gramas de cinza de madeira. Melhor época de plantio é novembro a janeiro, convém irrigar sempre no primeiro ano, com 10 l de água após o plantio e a cada 15 dias se não chover.

 

Cultivando: A planta cresce lentamente e não necessita de cuidados especiais. Fazer podas de formação e eliminar galhos que crescem na horizontal embaixo da copa. Adubar com composto orgânico, pode ser 2 pás de cama de frango + 30 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 4ª ano. Distribuir os nutrientes à 5 cm de profundidade, em círculos distanciados à 30 cm do tronco. Convém sempre manter uma camada de folhas ou capim seco no pé da planta para manter a umidade.

 

Usos: Frutifica de Setembro a novembro, Os frutos podem zer consumidos in natura e apreciados por todos que não tem o paladar direcionado ou influenciado pelo açúcar. Ainda podem ser despolpados usando uma peneirinha e uma colher para tirar a polpa da casca junto com as sementes colocando na peneira e a mesma dentro de uma vasilha com um pouco de agua. Na sequencia é só ir esfregando a polpa na peneira até toda a polpa ser dissolvida na agua. Não recomendo bater a polpa no liquidificador para não amargar. A polpa diluída manualmente pode zer usada para fazer sucos, frisantes, sorvetes, bolos, bolachas e até pratos salgados. A arvore com suas belaz folhas, tronco e em flores é muito ornamental, podendo ser usada com sucesso em jardinagem.

 

Consulte-nos pelo e-mail hnjosue1980@gmail.com ou veja nosso catalogo de mudas disponíveis clicando aqui.  acompanhe-nos no Facebook

 

 

Voltar para Frutas do Mato ou para Voltar para rubiaceae

 

.