IOCHROMA ARBORESCENS

(Antes Acnistus)

 

FAMILIA DAS SOLANACEAE

 

AGRADECEMOS SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM ÚTEIS PARA AJUDAR A PRESEVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA DE LEMBRAR QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. DESSA FORMA APRECIAREMOS SUA COLABORAÇÃO EM ADQUIRIR OS GUIAS FRUTAS DO MATO OU O LIVRO COLECINANDO FRUTAS V. 2 PARA AJUDAR A MANTER O PROJETO, OU TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ NOS ESCREVER SOBRE NO E-MAIL QUE ESTÁ NO FINAL DESSA PAGINA.  

 

 

PLANTA

FLORES

 

 

 

 

 

 

 

FOTO

 

NÃO

 

DISPONIVEL

 

FRUTOS MADUROS

FRUTOS, POLPA E SEMENTES

 

 NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: Marianeira ou Sabiá-iba isto é “fruta do sabiá”.

 

Origem e distribuição: Ocorre na mata atlântica do litoral do Brasil desde o nordeste até o sul. A planta prefere terrenos próximos a pequenos cursos de água.  Mais detalhes no link: http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Iochroma_arborescens

 

Características: Arvoreta caducifólia de 2 a 3 m de altura, os ramos ficam cobertos de flores brancas perfumadas. As folhas são simples e grandes, medindo 13 a 26 cm de comprimento, ficam amareladas na época de seca e no outono inverno. Os frutos alaranjados de 0.7 a 1,2 cm de diâmetro cobrem os ramos quando a umidade do solo é constante.

 

Dicas para cultivo: planta de fácil adaptação a diversos climas e solos brasileiros. É bastante resistente a seca embora nesta condição produza poucos e pequenos frutos. As folhas caem no inverno e com essa estratégia a planta sobrevive a geadas de até – 3 graus. A planta gosta de solos úmidos e profundos. Evite plantar em locais onde venta muito. Também pode ser cultivada em vasos grandes.

 

Mudas: Depois de secas as sementes conservam o poder germinativo por até 3 anos se armazenadas corretamente. A germinação ocorre em 22 a 35 dias, as mudas atingem 40 cm com 6 meses de vida. Também reproduz-se por estacas maduras dos ponteiros. Aprecia substrato leve e rico em matéria orgânica. Começa a frutificar com 9 a 18 meses após o plantio.

 

Plantando: Pode ser plantada a pleno sol ou meia sombra. O solo pode ser acido ou alcalino, mais não deve faltar matéria orgânica e umidade. Pode ser plantada em linhas com uma planta a cada 80 cm ou com espaçamento de 3 x 3 m permitindo um maior crescimento. Após o plantio irrigue 2 ou 3 vezes na semana com 5 a 10 litro de água. Não esqueça de cobrir o colo ou base da planta com folhas ou capim seco para manter o solo úmido e fresco.

 

Cultivando: Se for plantar em vasos use as seguintes medidas 40 cm de boca e 50 ou 60 cm de altura, use 40% de terra fértil, 30% de composto orgânico bem curtido e 20% de areia. Irrigue 1 ou 2 vezes por semana com 5 l de água. No pomar a planta não precisa ser irrigada após estabelecida, a não ser que se queira uma produção constante de frutos. Fazer apenas podas de formação, e eliminar os galhos que estiverem mau formados ou nascerem para dentro da copa. O ideal é abrir a copa na forma de taça, permitindo que aja espaço entre os galhos do meio para penetração do sol. Adubar com composto orgânico, pode ser (8 litros) cama de frango + 30 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia até o 3ª ano, depois disso usar 90 a 100 gramas anualmente. Distribuir os nutrientes à 5 cm de profundidade, em círculos distanciados à 30 cm do tronco.

 

Usos: Frutifica de novembro a março. A planta é muito cultivada para atrair o sabiá e cerca de outras 45 espécies de pássaros. Os frutos tem agradável sabor para o consumo in natura e para fazer sucos. É uma espécie que não deve faltar em projetos de revegetação ou reflorestamentos.  

 

Consulte-nos pelo e-mail hnjosue1980@gmail.com  ou veja nosso catalogo de mudas disponíveis clicando aqui.  acompanhe-nos no Facebook

 

 

Voltar para frutas do mato ou  Voltar para solanaceae