BRASILOPUNTIA BRASILIENSIS

 

FAMILIA DAS CACTACEAE

 

AGRADECEMOS SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM ÚTEIS PARA AJUDAR A PRESEVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA DE LEMBRAR QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. DESSA FORMA APRECIAREMOS SUA COLABORAÇÃO EM ADQUIRIR OS GUIAS FRUTAS DO MATO OU O LIVRO COLECINANDO FRUTAS V. 2 PARA AJUDAR A MANTER O PROJETO, OU TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ NOS ESCREVER SOBRE NO E-MAIL QUE ESTÁ NO FINAL DESSA PAGINA.  

 

 

Planta da variedade com fruto amarela

Planta da variedade com fruto roxo ou rubro

Fruto variedade amarela (B. brasiliensis var. bahiensis)

Fruto da variedade vermelha (B. brailiensis var. subacarpa

Flores da variedade amarela (B. brasiliensis var. bahiensis)

Flores da variedade com frutos roxos ou rubro

  Abaixo foto dos frutos roxos ou rubros com poucos espinhos

NOMENCLATURA e significado: Iamacarú do tupi “Caule ou tronco com feixe de espinho que dá fruto”. Também chamado de Cacto pé de Mamão, Arvore de espinho, Saborosa ou deliciosa (Pelo sabor do fruto).

 

Origem: Nativo da restinga e parte da mata atlântica em locais pedregosos, ocorre desde o estado da Pernambuco, sempre na restinga até o norte do Paraná, no Brasil Também ocorre na Argentina, Bolívia e Peru. Mais informações no link: http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Brasiliopuntia_brasiliensis

 

ASSISTA AO VÍDEO PARA SABER MAIS E SE INSCREVA NO CANAL ACESSANDO O LINK:

https://www.youtube.com/watch?v=jt6ljl16KqA

 

OBSERVAÇÕES: Por ser planta de vasta distribuição e capacidade de se adaptar a diversos ambientes permite formação de variedades. No sitio frutas raras temos as variedades: com frutos amarelos, com frutas vermelhas e com frutas roxas ou rubra que quase não tem espinhos. As variedades estão ilustradas acima. 

 

Características: Cacto arborescente de 4 a 15 m de altura com tronco cilíndrico, casca cinza esverdeada com feixe ou grupos de espinhos pardacento de 3 a 5,5 cm de comprimento. Ramos primários longos na horizontal, diminuindo de tamanho e em diâmetro na ponta. No ápice surgem artículos em forma de raquete, são foliáceos com 6 a 15 cm de comprimento por 3 a 5,5 cm de largura e 4 a 13 mm de espessura. As flores são produzidas nas bordas dos artículos e tem 4 a 6 cm de diâmetro com pétalas amarelas com brilho metálico. Fruto é uma baga globosa ou oblonga (mais longa que larga, amarela ou vermelha com aréolas ou tufos de espinhos castanhos. O Fruto pode medir de 2 a 6 cm de comprimento por 2 a 3,5 cm de largura.

 

Dicas para cultivo: Planta de crescimento rápido que resiste a baixas temperaturas (até -6 graus), vegeta em qualquer altitude. Gosta de solo profundo, úmido no subsolo, com pH neutro a aucalino, com constituição arenosa ou argilosa (solo vermelho). É muito resistente a seca e plantas multiplicadas de estaca, iniciam a frutificação com 2 a 3 anos e mudas de semente frutificam a partir de 5 ou 6 anos.

 

Mudas: Sementes duras arredondadas, que conservam o poder germinativo por alguns anos. A germinação ocorre em 40 a 60 dias se plantadas em substrato orgânico e arenoso bem drenado. As mudas crescem 30 cm com 9 meses de vida. É uma espécie ótima para ser plantada em ambientes degradados, pois suas raízes ajudam a evitar a erosão e os frutos são alimento para a vida selvagem.

 

Plantando: Pode ser plantada a pleno sol como na meia sombra em reflorestamentos. Como planta decorativa pode ser plantada em renques ou fileiras na beira da estrada com espaçamento de 3 x 3 m. No pomar plantar no espaçamento 4 x 4 m. A cova precisa ter 50 cm nas três dimensões e ser preparada adicionando 300kg de calcário e 1 kg de cinzas e 8 litros de matéria orgânica, a cova está pronta para plantio após 2 meses de curtimento. A melhor época de plantio é de setembro a outubro. Irrigar a cada quinze dias nos primeiros 3 meses, depois somente se faltar água, não precisando se preocupar com irrigação a partir do segundo ano após o plantio.

 

Cultivando: Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os ramos que nascerem na base do tronco ou para dentro da copa. Adubar com composto orgânico, pode ser 5 kg de esterco de frango + 50 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 3ª ano; depois manter o mesmo volume de adubação ano após ano.

 

Usos: Frutifica de fevereiro a outubro. Planta de belo aspecto ornamental, Frutos com casca espinhosa, e por isso recomendo colher com luva de couro, colocar numa caixa vasada e com uma vassoura varrer revirando os frutos para sair os espinhos, depois enxaguar em agua corrente para limpeza total. Após este processo p frutos podem ser descascados ou cortados no meio, para consumo in natura, ou utilizados para fazer compotas ou sucos deliciosos. 

 

Consulte-nos pelo e-mail hnjosue1980@gmail.com ou veja nosso catalogo de mudas disponíveis clicando aqui.  acompanhe-nos no Facebook

 

 

Voltar para Frutas do Mato ou Voltar para Cactaceae

 

.