POUTERIA MULTIFLORA

 

FAMILIA DAS SAPOTACEAE

 

AGRADECEMOS SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM ÚTEIS PARA AJUDAR A PRESEVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA DE LEMBRAR QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. DESSA FORMA APRECIAREMOS SUA COLABORAÇÃO EM ADQUIRIR OS GUIAS FRUTAS DO MATO OU O LIVRO COLECINANDO FRUTAS V. 2 PARA AJUDAR A MANTER O PROJETO, OU TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ NOS ESCREVER SOBRE NO E-MAIL QUE ESTÁ NO FINAL DESSA PAGINA.  

 

 

ARVORE

FLORES ACIMA E ETRAÇÃO DA FARINHA ABAIXO

FLORES

FRUTOS MADUROS E SEMENTES

 

NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: CUTITI-JUBÁ vem do Tupi, e o significado da palavra TITI em sequencia traz a ideia de polvilho ou amido umedecido estando o dialeto também no nome Tapioca ou tatioca, e o adjetivo Juba quer dizer amarelo; portanto a etimologia do nome é mais ou menos assim “Fruta de farinha ou amido úmido”. Também é chamada de Japana no Brasil vindo do termo espanhol Jacana, ou ainta Cutitiribá ou Cutite redondo.

 

Origem: Espécie nativa da floresta alta de terra firme e da floresta estacional perenifolia da floresta amazônica, aparecendo nos estados do Acre, Pará e Amapá, Brasil. Essa espécie também ocorre na Venezuela, Equador, Colombia, Perú e na America central, na Jamaica, Porto Rico, Panamá e Antilhas. Mais informações no link: http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Pouteria_multiflora

 

Características: Arvore de 4 a 7 metros quando cultivada ou chegando até 20 a 30 m quando na mata em estado nativo no meio da floresta. A copa é globosa, densa e quando mais velha se pode notar galhos ascendentes com formato de V. O troco geralmente é cilíndrico e retilíneo (direito), medindo 20 a 30 cm de diâmetro; com casca castanho acinzentada na faze juvenil, ficando canelada (com reentrâncias) e da cor de café com leite (escuro) quando adulta. A casca é lisa na juventude, tornando-se fissurada ou sulcada com desprendimento em tiras longas no sentido vertical. Os ramos novos são glabros (sem pelos) e de cor cinzento preteado. As folhas são inteiras, alternas, espiraladas, reunidas no ápice dos ramos e com nervuras secundárias bem evidentes na face dorsal. A lamina tem textura cartácea (de cartolina), é oblonga (mais longa que larga), oblanceolada (com forma de lança invertida) com ápice acuminado (com ponta curta) e base afunilada, medindo 9 a 35 cm de comprimento por 3 a 9,5 cm de largura. O pecíolo (haste ou suporte) é lenhoso e mede 1 a 2 cm de comprimento. As flores surgem em fascículos (feixes) exiliares em ramos já desfolhados e com o nome cientifico  diz, as flores são muitíssimas  e com 4 sépalas verdes e corola tubular de cor creme, medindo 3 a 5 mm de comprimento quando aberta. Os frutos são bagas arredondadas ou ovadas de 5 a 8 cm de comprimento por 4,5 a 7,5 cm de largura com casca fina amarelo alaranjada envolvendo polpa alaranjada, amilácea com textura de paçoca úmida envolvendo 1 a 2 sementes arredondadas de 2,5 a 3,5 cm de comprimento.

 

Dicas para cultivo: Planta de crescimento rápido que aprecia qualquer tipo de solos com boa fertilidade natural, que sejam profundos e de rápida drenagem da água das chuvas. Pode ser cultivada em todo o Brasil, em qualquer altitude; pois é extremamente adaptável a secas prolongadas e a geadas leves de até - 1 grau. A planta frutifica abundantemente em pleno sol, mais não deve faltar água na época da florada e granagem dos frutos. Começa a frutificar com 5 a 6 anos a depender do clima e tratos culturais. Também pode ser cultivada em ambiente sombreado onde frutifica menos.

 

Mudas: As sementes são arredondadas com casca marrom, lisa e brilhante, tendo em um lado uma cicatriz no seu comprimento. São recalcitrantes (perdem o poder germinativo se forem secadas), por isso devem ser plantadas logo que despolpadas, colocando 1 semente por embalagem individual contendo substrato de 50% de terra vermelha, 30% de matéria orgânica e 20% de areia. A germinação se inicia com 40 a 60 e tem percentual superior a 90% para sementes frescas. As mudas devem ser formadas na sombra e atingem 30 cm com 6 a 8 meses de vida. – AS MUDAS QUE PRODUZO JÁ ESTAO ADAPTADAS A CLIMAS SUBTROPICAIS E SÃO MAIS RESISTENTES A SECAS E GEADAS.

 

Plantando: Recomendo que seja plantada a pleno sol num espaçamento 6 x 6 (em climas subtropicais) ou 8 x 8 m (em climas tropicais) em covas abertas com no mínimo 2 meses antes do plantio, estas devem ter 50 cm nas 3 dimensões e convém misturar 2 pás de areia de rio + 6 pás de matéria orgânica aos 30 cm de terra da superfície da cova; misturando junto + 500 g de calcário e 1 kg de cinzas de madeira. A melhor época de plantio é outubro a novembro, convém irrigar 10 l de água após o plantio e a cada 15 dias se não chover, tomando esse cuidado nos primeiros 6 meses após o plantio.

 

Cultivando: A planta cresce moderadamente nos 2 primeiros anos, e depois mais rapidamente, não necessitando de cuidados especiais, apenas deve-se cobrir a superfície com capim cortado e eliminar qualquer erva daninha que possa sufocar a planta. Deve-se fazer podas no fim do inverno, visando a formação da planta e copa arejada, por isso os ramos e brotos da base e todo o excesso de ramos que nascerem voltados para o interior da copa devem ser eliminados. Adubar com 3 pás de composto orgânico feito de esterco de galinha curtido e 30 gramas de NPK 10-10-10. Distribuir os nutrientes à 5 cm superficialmente a 20 cm do caule no inicio do mês de outubro.

 

Usos: Frutifica nos meses de Dezembro a Fevereiro. Os frutos são deliciosos quando bem maduros (colher do pé quando amarelados e deixar chegar o ponto quando se aperta e o dedo afunda), desse modo pode ser consumida in natura e como sobremesa. A polpa pode se extraída raspando o caroço com uma colher de modo que pode ere farelada e vira num tipo de farinha que usada para fazer mousses ou batidas com leite gelado ou transformada em suflê com ajuda de uma gelatina sem sabor; também serve para rechear bolos e fazer sorvetes. A árvore é ornamental e produz ótima sombra e madeira, não devendo faltar em projetos de reflorestamentos na região de origem, pois seus frutos alimentam diversas espécies de animais. As flores também tem grande potencial apícola.

 

Consulte-nos pelo e-mail hnjosue1980@gmail.com  ou veja nosso catalogo de mudas disponíveis clicando aqui.  acompanhe-nos no Facebook

  

 

Voltar para Frutas do Mato ou Voltar para família das Sapotáceas

 

.